TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo x socialismo

Por:   •  25/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Capitalismo x Socialismo

Tanto o capitalismo e o socialismo são modos de produção, isto é, como os países se organizam para produzir e distribuir suas riquezas. O primeiro, foi originado nas idéias de soberania e poder caracterizadas por Maquiavel, descritas no livro “O príncipe” quando escreveu que “O fim justificaria os meios”, ou seja, chegue ao poder, não importando como. Além de idéias do sistema de produção feudal, onde o senhor das terras dominava toda a produção de seu respectivo feudo, e algumas características que podemos observar no mercantilismo. Já quando nos referimos ao segundo sistema de produção, o socialismo, este pode ser caracterizado como o grito de socorro, a alternativa para a liberdade, a separação da classe que sempre foi dominada, massacrada, explorada: a dos trabalhadores. Karl Marx, ao escrever o livro “O Capital”, declarou “trabalhadores uni-vos” descreveu o que de fato o capitalismo traria para esta classe, alertando-os do que estava se iniciando no período pós-revolução industrial, explicitando o fim que levaria os explorados e o poder que tenderia a ser maior e mais concentrado nas mãos da antiga classe burguesa, agora industrial. O socialismo prega que o trabalhador deve receber pelo valor da riqueza que ele produziria – conceito de mais valia-, não pelo simples salário ou diária.

Atualmente, observamos traços tanto do capitalismo quanto do socialismo nos sistemas de produção atual. Apesar da maioria do mundo sustentar o capitalismo como modo de produção, muitas das idéias pregadas pelo socialismo estão presentes em quase todos os países. Podemos exemplificar: o sindicalismo, muito dos direitos dos trabalhadores, o sistema cooperativista, etc. o que caracteriza uma mesclagem dos dois modos: o que pode ser aplicado de um sistema em um outro sistema, quem acabou ganhando com isto, foi à classe “dominada” com o ceder da classe dominante.

Os mercados estão cada vez mais integrados com a idéia de aldeia global - ou globalização-, o que conseqüentemente levará, cada vez mais, a homogênese das nações, com a intensificação da interação de novas culturas que antes,

distanciavam-se por problemas ideológicos e que hoje já estão superados com a nivelação das culturas provocadas por este processo.

A complexidade deste tema nos leva a crer que nem o capitalismo, que ainda é a “bola da vez” nos mercados, por sustentar a exploração intensiva dos operários pelo capital, é o melhor caminho, nem o socialismo que exacerba a classe operária é a melhor alternativa. O que nos leva a imaginar num sistema de produção baseado na interação do capital com a força do trabalho apoiados pela atuação de um estado compromissado com o crescimento da sua economia e o desenvolvimento social do seu povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com