TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Biológicas do Sistema

Por:   •  14/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Entropia: O ser vivo nasce, cresce, atinge o ápice e entra numa curva descendente, de degradação falência e morte, o ciclo da vida. Na administração seria a mudança interna, organização e desordem, toda empresa administrada sem compromisso, evolui para um estado de máxima desordem. como Entropia a palavra forma-se por dois radicais gregos: em (interior) e tropee (mudança) Rudolf Julius Clausius (1822-1888).

Ex. Quando um novo concorrente, uma nova tecnologia surge, é um momento que abala, se tornar desordenado, quando a empresa não esta preparada.

Ex. Quando alguém entra na cozinha encontra todos os utensílios e ingredientes organizados, conforme vai cozinhando, as coisas começam a se desorganizar.

Negentropia: É a entropia negativa, é a negação do processo de desgaste. Falando de forma administrativa, a medida que a organização adquire informação e consegue organizar sua estrutura configura-se uma ordem " a negentropia"

Ex. Informação: Captação, transformação, distribuição e retroalimentação.

Ex. Planejamento: Estabelecer metas e prioridades, prever mudanças no cenário de atuação, corrigir eventuais desvios de rotas, reinvestir parte do lucro.

Homeostase: Estado firme. Equilíbrio dinâmico obtido através da auto-regulação, ou seja, através do autocontrole. É a adaptação as intempéries do ambiente, a partir do feedback.

Ex. Para sobreviver (e evitar entropia), a organização social deve assegurar-se de um suprimento contínuo de materiais e pessoas (entropia negativa).

Ex. Mecanismos de controle de custos.

Heterostase: A passagem de uma homeostase para a outra, com diferentes objetivos

Ex. Toda vez que há uma ação imprópria (desgaste) do sistema, ele tende a se equilibrar.

Ex. A necessidade de compra de um novo maquinário pode parar a produtividade por alguns dias. Após a compra do novo maquinário, a empresa volta a sua rotina normal de produção.

Sinergia: É a potencialização das energias do sistema. Em energia, o todo é superior a soma das partes, agem da mesma forma para atingir um determinado objetivo.

Ex. Trabalho em equipe.

Ex. A soma que faz uma empresa ser completamente diferente do seu concorrente. Dentro de uma empresa não é pensar só no meu bem-estar, mas no bem-estar dos outros, também.

Equifinalidade: As tarefas são realizadas por partes, os subsistemas, e são independentes umas das outras, mas compartilham o mesmo objetivo (sistema).

Ex. Montadoras de veículos, o objetivo final é o carro.

Ex. A metodologia Scrum propõe que um projeto seja dividido em diversos (pequenos) ciclos de atividades, com reuniões frequentes para que a equipe possa alinhar o que vem fazendo e pensar formas de melhorar o processo com agilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com