TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Harvar - Foxconn

Por:   •  15/8/2018  •  Artigo  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

O caso da Foxconn aborda uma triste realidade vivida por trabalhadores da China na indústria de eletrônicos, apresentado fatores externos e internos que favoreceram tal situação.

Com o mercado cada vez mais competitivo e as empresas buscando maximizar sua lucratividade, nos vemos em um ambiente dinâmico onde as organizações precisam se adaptar constantemente. Com a grande expansão do mercado de tecnologia, as empresas precisavam aumentar sua produção visando baixo custo e alta produtividade e viram no mercado chinês um grande potencial para suprir essa demanda devido aos baixos salários praticados, leis trabalhistas fracas, falta de emprego e consequente fartura de mão de obra.

Esse foco no mercado chinês proporcional lucros gigantescos a grandes empresas como a Apple, porém resultou em um custo altíssimo aos operários, que não tinham muitas escolhas de postos de trabalho.

Defendo que uma empresa como a Apple poderia criar meios de exigir e fiscalizar de seus fornecedores muito mais do que um padrão de qualidade e baixo custo de produção, deveria prezar pela qualidade de seus operários. Um aparelho cheio de tecnologia e desejado pelo mundo todo ser produzido por pessoas em condição de opressão que lembram em vários aspectos a escravidão, não é o que o consumidor final deseja.

Outro aspecto importante que atenuava a situação dos operários é o descaso do poder público com políticas que acabavam por descriminar pessoas que vinham de outras regiões limitando acesso a serviços básicos, como educação e moradia. Pensando educação como o propulsor para uma melhora de vida, tirar o acesso a ela é como eliminar a esperança de um futuro melhor.

O governo também se absteve na falta de leis trabalhistas que garantisse dignidade e fiscalização das condições de trabalho nas indústrias. Por outro lado, a necessidade de gerar emprego e renda e tornar o país atrativo a investidores deixa um cenário duvidoso, os governantes teriam conseguido minimizar o cenário de desemprego se adotassem políticas trabalhistas mais duras?

Todos esses fatores juntos, culminaram em um grande desequilíbrio psicológico aos trabalhadores, desencadeando uma onda crescente de suicídios nas fabricas, que gerou repercussão mundial pressionando todos os envolvidos a buscar soluções. Dentre as soluções adotadas podemos citar o aumento salarial.

Acredito que a China ainda está longe de ter leis trabalhistas e políticas publicas voltadas de fato ao bem estar da população, mas penso que está nas mãos das grandes empresas não compactuar com esse cenário desumano e não buscar lucro a qualquer custo. Só assim é possível gerar crescimento sustentável, que é o que o mundo precisa!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com