TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case JBS

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

 Case JBS

Questões  a serem respondidas:

1.Quais os foram os principais entraves encontrados pela JBS em sua estratégia de inserção internacional?

Através da sua tentativa de inserção internacional através do mercado argentino, a JBS adquiriu várias empresas no país, começando pela Swift Argentina em 2005 e em seguida partiu para outros frigoríficos. No entanto, a partir de 2006, o governo argentino passou a limitar as exportações de carne in natura, numa tentativa de garantir o abastecimento interno do países com preços estáveis. Assim, o governo impôs um rígido controle de preços para os treze cortes de carne mais populares e cotas de 40 mil toneladas por mês, além de obrigar os frigoríficos a comprovar a existência de carne suficiente para abastecer o mercado interno. A partir dessa limitação, a JBS Argentina reorientou suas operações para o mercado interno. No entanto, em 2008, o único tipo de carne que o governo argentino liberava para exportação eram os produtos termoprocessados, que representavam 40% da produção da empresa.

Com todas as dificuldades encontradas pela empresa no mercado argentino, a mesma exportou para quase 50 países, em 2008, sendo que um aumentonas exportações seria possível se a burocracia interna se tornasse mais ágil e se fossem reforçados os tratados bilaterais firmados pela Argentina.

2. Quais foram os principais facilitadores percebidos pela JBS na decisão por sua expansão internacional?

Primeiramente, a JBS acreditava que ainda que houvessem fortes restrições e exigências sanitárias para a carne brasileira, uma conjunção de fatores iria propiciar um crescimento no mercado de carne bovina do país. Dentre esses fatores haviam:  o crescimento da renda per capita de países em desenvolvimento; o medo da gripe aviária, ocasionando a substituição da carne de frango pela carne bovina; aumento na importação da região da União Européia, devido aprodução nessa região estar em queda; e a disseminação dos hábitos culinários da cultura ocidental pelo mundo, possibilitando a abertura de grandes mercados, como o chinês.

A partir da aquisição da empresa Swift Foods&Company, sediada no estado norte-americano do Colorado, a JBS percebeu três fatores que possibilitavam a sua internacionalização a partir do mercado norte-americano, sendo eles: a facilidade de crédito que existia no momento aliada à força da moeda brasileira em facilitar essa internacionalização em escala maior; a crise no mercado americano;e a ligação com a marca Swift.

3. O Canal de Distribuição usado no mercado doméstico pode ser considerado uma estratégia da empresa?

O mercado doméstico tem utilizado como forma de organização, a distribuição de seus centros de produção e armazenamento dividindo-os em países diferentes, como no caso da JBS na qual sua estrutura corporativa compreendia cinco divisões de produção: Brasil, Argentina, EUA Austrália e Itália, sendo a divisão norte-americana a de maior abrangência e complexidade. Com isso a empresa pôde expandir-se com maior facilidade. O canal de distribuição utilizado pode ser considerado uma estratégia da empresa um tanto arriscada, porém com grandes oportunidades a serem criadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com