TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case personalidade

Por:   •  15/9/2015  •  Ensaio  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 8

Personalidade É definida como as características psicológicas interiores que tanto determinam quanto refletem como uma pessoa responde aos seu ambiente.

Conceito do Eu É definido como a totalidade de pensamentos e sentimentos da pessoa que se referem a ela mesma.Tem necessidade muito forte de agir de acordo com o que pensa que são.

Natureza da personalidade: Três propriedades distintas:A personalidade reflete diferenças individuais: Características interiores que constituem a personalidade de um individuo são uma combinação única de fatores, não existem dois indivíduos que sejam exatamente iguais, mas muitos tendem a ser similares. (ex. pessoas podem ser descritas como “altas” em socialização) A personalidade é constante e duradoura: As empresas podem identificar as características da personalidade e as respostas específicas do consumidor e tentar estimular traços relevantes presentes em seu público-alvo.A personalidade pode mudar: Apesar da personalidade tender a ser constante e duradoura, ela também pode mudar sob certas circunstância. Ex: a personalidade de uma pessoa pode ser alterada por eventos importantes da vida, nascimento de uma criança, morte de um ente querido, um divórcio ou promoção de uma carreira.

O "ID", correspondente à sua noção inicial de inconsciente, seria a parte mais primitiva e menos acessível da personalidade. [O id] desconhece o julgamento de valores, o bem e o mal, a moralidade" (Freud, 1933, p. 74). As forças do id buscam a satisfação imediata sem tomar conhecimento das circunstâncias da realidade. Funcionam de acordo com o princípio do prazer, preocupadas em reduzir a tensão mediante a busca do prazer e evitando a dor.

Ego ou Eu é o centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, ideias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais.

O ego serve como mediador, um facilitador da interação entre o id e as circunstâncias do mundo externo. O ego representa a razão ou a racionalidade, ao contrário da paixão insistente e irracional do id. O ego obedece ao princípio da realidade, freando as demandas em busca do prazer até encontrar o objeto apropriado para satisfazer a necessidade e reduzir a tensão.

O superego desenvolve-se desde o inicio da vida quando a criança assimila as regras de comportamento ensinadas pelos pais ou responsáveis mediante o sistema de recompensas e punições. O comportamento inadequado sujeito à punição torna-se parte da consciência da criança, uma porção do superego. O comportamento aceitável para os pais ou para o grupo social e que proporcione a recompensa torna-se parte do ego-ideal, a outra porção do superego. Dessa forma, o comportamento é determinado inicialmente pelas ações dos pais; no entanto, uma vez formado o superego, o comportamento é determinado pelo autocontrole.

Id-representa o impulso fisiológico que levam uma pessoa a agir.

Ego-controlar os apetites do id e ajudar a pessoa a viver de maneira eficiente no mundo. (razão e bom senso)

Superego-pode ser compreendido como a consciência ou a voz dentro de uma pessoa, a qual ecoa a moral, valores dos pais e da sociedade.

A teoria psicanalítica e a estratégia promocional Empresas de propaganda contrataram psicanalistas para ajudar a desenvolver temas promocionais e embalagens, a fim de agradar a mente inconsciente dos consumidores. ( emprego dos sonhos, fantasia e símbolos).Impulsionam de forma inconsciente a compra.

Teoria de traçosNa abordagem das teorias das características, as pessoas são classificadas de acordo com suas características ou traços dominantes. Um traço é “ qualquer características segundo a qual uma pessoa se difere de outra, de uma maneira relativamente permanente e coerente.Para que a teoria de traços seja útil aos pesquisadores do comportamento do consumidor, as características de personalidade medida devem ter relevância direta para o comportamento específico de compra que está sendo investigado.

As características levam em consideração fortes provas de credibilidade e validade.

John Mowen – Desenvolve o modelo 3M de personalidade e Motivação que compreende o impacto dos traços no comportamento do consumidor.

A sigla 3M significa “modelo metateórico da motivação”

Modelo 3M - Traços superficiais: são definidos como uma disposição duradoura para agir dentro dos domínios específicos do contexto. Ex: tendência de pechinchar, a compra compulsiva, os comportamentos de dieta saudável, a prática de esportes e a inclinação ao uso de cupons. Traços situacionais: são definidos como disposição para agir dentro de contextos situacionais gerais. Ex: consciência de valor, propensão a inovações. Traços elementares: são definidos como predisposições subjacentes mais básicas dos indivíduos. ( resultantes do histórico genético e da aprendizagem precoce). Ex: consciência- organização, amabilidade – simpatia, gentileza, neurotização – tendência ao exagero emocional. Traços compostos: Traços elementares múltiplos, do aprendizado de uma pessoa e do ambiente cultural. Ex: competitividade. Traço à ambiguidade: antecipa o modo como uma pessoa reage a situações que tem graus variáveis de ambiguidade ou incoerência. Ex: Consumidores com alta tolerância a ambiguidade demonstram ter uma tendência crescente em buscar informações. Outro estudo revelou que os tolerantes a ambiguidade reagiam mais positivamente aos novos produtos do que aos não tolerantes.Traço de necessidade de cognição: está intimamente relacionado ao traço elementar de abertura a experiência. Ele mede o quanto os consumidores tem motivação para se envolverem em atividades de resolução de problemas. Eles tendem a pensar antes de efetuar uma compra. São indivíduos que examinam com muito cuidado toda e qualquer mensagem. ( comunicação).

Necessidades de recursos físicos e materiais É definido como a importância que o consumidor confere a posse de bens materiais. Nos niveis mais altos de materialismo, a posse assume o lugar central na vida de uma pessoa e fornece as maiores fontes de satisfação e insatisfação.

Compra Compulsiva um traço de personalidade Embora o gasto excessivo possa resultar de fatores que vão além do controle da pessoa a má administração do dinheiro também pode ser consequência da compra compulsiva.Algumas afirmativas relacionadas ao instrumento que pesquisadores identificaram como características de consumidores compulsivos ou risco de tornarem ser um consumidor compulso:Comprei coisas embora não tivesse poder aquisitivo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com