TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Rede Globo

Por:   •  11/9/2016  •  Artigo  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

A Competência Essencial da Rede Globo

A Rede Globo de Televisão é a maior rede de TV do Brasil e uma das maiores do mundo, com cinco emissoras próprias e 113 afiliadas, cobrindo 97,93% do território brasileiro, com um público estimado de 178 milhões de telespectadores. Com oito mil colaboradores, ela é a maior produtora de conteúdo próprio da America Latina e líder de audiência no Brasil.

Qual a razão do sucesso da Rede Globo ao longo dos últimos quarenta anos? “Talentos!” explica Heloísa Machado, a diretora de RH da TV Globo. “E a forma de gestão desses talentos”, ela complementa. Os talentos estão presentes em todos os processos do negócio: entretenimento, jornalismo e esporte, negócios, programação, tecnologia e administração e gestão. Eles são muito diferenciados entre si em relação a competências, formação, perfil psicológico e habilidades, mas todos interferem diretamente no desenho do produto final. Por isso, investir na atração, desenvolvimento e retenção de talentos é uma fator primordial na estratégia da empresa.

O setor de TV é regido por cargos regulamentados, como ocorre, por exemplo, com a carreira de ator, no entretenimento, o cargo de repórter, no jornalismo, e a profissão de iluminador, na tecnologia. A boa relação e negociação com os sindicatos tornam-se requisitos necessários no segmento de TV. A Rede Globo oferece o programa de oficinas de atores como porta de entrada para novos atores. Iniciada em 1985 para suprir carências de oferta do mercado nos setores chave - entretenimento, jornalismo e tecnologia – foram realizadas mais de 21 Oficinas de Atores, entre 1988 e 2003, com 511 participantes, com carga horária de 270 horas. Quarenta e cinco protagonistas vieram das oficinas, entre eles: Giovanna Antonelli, Deborah Secco, Rodrigo Santoro, Mauro Garcia, Murilo Benicio, Camila Pitanga e Danielle Winits. Ao todo, foram capacitados 864 profissionais nas oficinas realizadas entre 1985 e 2004.

O casting da TV Globo é considerado por muitos como o melhor do país. O modelo de gestão da empresa lembra os grandes estúdios da era de ouro do cinema, como a MGM que tinha contratos de exclusividade com grandes estrelas. Na caça aos grandes talentos, a Globo está sempre procurando os melhores, mesmo se eles estiverem trabalhando na concorrência. Foi assim que ela contratou Jô Soares, Fausto Silva, Serginho Groisman e Angélica, entre outros.

As novelas da TV Globo são exportadas para vários países, levando a cultura brasileira e o padrão globo de qualidade para milhões de telespectadores chineses, japoneses, norte-americanos e europeus, entre outros. Muitos creditam à qualidade da teledramaturgia o tempero peculiar que distingue a programação da TV Globo na posição de mais duradoura e bem sucedida vantagem de audiência entre as redes no país. Se olharmos atentamente, veremos que a capacidade de fazer novelas vem sendo aprimorada pela empresa há décadas. É uma competência rara e valiosa, resultante não apenas do elenco frente às câmeras, mas da combinação perfeita de profissionais altamente qualificados - incluindo autores, diretores, produtores e técnicos - com tecnologia avançada e conteúdo interessante. Enfim, uma capacidade gerada pelas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (137.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com