TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso – Rede de Computadores da Empresa NOVUS

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 5

Tecnologia em Redes de Computadores

Projeto de Conectividade em Redes Locais

3º Módulo

  1. Estudo de caso – Rede de Computadores da Empresa NOVUS

A Empresa NOVUS é uma Representante Comercial de uma Multinacional e irá construir uma nova sede em São Paulo.

O prédio administrativo terá cinco pavimentos de 500m2 de área (cada andar), como indicado na figura 1. No andar térreo serão instaladas uma recepção e uma sala de reuniões dos vendedores com acesso a Internet (sem-fio) para receber os clientes e visitantes. No 2º andar (3º pavimento) será feita a instalação da Área de TI (Tecnologia da Informação) e um Data-Center. Nos demais andares serão instalados os seguintes departamentos: Diretoria, Financeiro, Importação, Recursos Humanos, Serviços e Call Center.

O prédio de estoque terá dois pavimentos, onde o térreo será o estoque e o 1º pertencerá à Área de Técnica de Vendas. Cada pavimento possui 400 m² de área e a distância entre os prédios é de 25 metros.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27]

[pic 28][pic 29][pic 30]

[pic 31]

Figura 1. Esquema técnico dos prédios e áreas dos ambientes.

A Empresa NOVUS está contratando a sua empresa de Projeto e Instalação de Redes de Computadores para a prestação de serviços e deverá ser formada uma equipe de até sete profissionais, sendo um o líder de equipe.

  1. Escopo da Rede Local de Computadores

A topologia de rede local (LAN) deve atender a demanda de funcionários dos departamentos como segue:

- 10 Áreas de Trabalho (WAs) com pontos de acesso (PAs) duplos na Diretoria;

- 20 WAs com PAs duplos em cada departamento (Financeiro, Importação, Recursos Humanos, Serviços, Área de Técnica de Vendas, Área de TI e Data-Center);

- 30 WAs com PAs duplos no Call Center.

No seu projeto, deve-se prever a possibilidade de aumentar-se a quantidade de pontos de rede no futuro, em função do crescimento dos negócios da empresa e, se houver mais espaço para WAs, pode-se aumentar a quantidade de pontos. Além disso, as normas de cabeamento estruturado EIA/TIA/569A, EIA/TIA 568, EIA/TIA 606, EIA/TIA 607, TSB 72 e a nova série 568C0, C1, C2 e C3 para cabos metálicos e ópticos devem ser seguidas.

Neste projeto devem-se detalhar os equipamentos a serem utilizados com as descrições técnicas (modelos, custos e características técnicas de cada dispositivo), definição e atribuição de endereços IP e máscaras de rede (ou sub-rede) de forma que atenda a demanda de configuração de todos os computadores, servidores (DNS, DHCP, Arquivos, etc) e equipamentos de rede. A rede de cada departamento deve ser configurada em uma VLAN separada (IEEE 802.1Q -VLAN/VTP).

Faça diagramas da rede de computadores (topologias de rede), indicando o ponto de rede e o dispositivo conectado (computador, servidor ou equipamento de rede), bem como os meios de comunicação utilizados (tipos de cabos/fibras) e o mapa lógico dos endereços IPs (tabelas de redes/sub-redes). Deixar este item para o próximo semestre como continuação do projeto

  1. Cabeamento Estruturado e Infraestrutura

A empresa necessita de um projeto de redes detalhado em relação ao cabeamento estruturado e da infraestrutura necessária para a instalação da rede de computadores que deverá conter, de forma JUSTIFICADA, os seguintes subsistemas e exigências para cada um deles:

Cabeamento Horizontal

  1. Caso a escolha como cabeamento horizontal seja cabo UTP, cabos de fibra óptica para o backbone vertical e cabos de telefonia do tipo CI para o backbone telefônico. Escolher e conjugar todos os métodos abaixo se possível para distribuição:
  • Conexão cruzada;
  • Interconexão;
  • MUTO;
  • Ponto de consolidação (CP)
  1. Para a construção do backbone utilizar cabos de fibra óptica utilizando as tecnologias abaixo com a implementação de DIO
  • Método Interconexão;
  • Método de emenda mecânica;
  • Fusão óptica

Obs: A ESCOLHA DEVERÁ SER JUSTIFICADA

Para a construção do backbone telefônico utilizar cabo do tipo CI de uso interno e distribuir no Data Center em blocos do tipo BLI – 10 e nos TRs em Voice panel de 30 portas cada.

  1. Deverá conter a metragem do subsistema (Patch cords + cabo horizontal + cordões de equipamentos + cordões de usuários) DE ACORDO COM AS NORMAS. Para melhor identificar essa metragem faça uma ilustração desse subsistema.  

Cabeamento de Backbone

  • Escolha o tipo de cabeamento tanto para o backbone de Campus quanto para o de Edifício e JUSTIFIQUE;
  • Colocar a metragem desse cabeamento incluindo a distancia entre a Sala de Equipamentos (ER) e as Salas de Telecomunicações de cada andar (TR).
  • Para instalação dos Backbones o cliente solicita duas soluções, uma principal e outra redundante de forma que a segunda solução seja backup da primeira, para isso serão necessárias duas infras diferentes. Faça a escolha dos caminhos e justifique.

Área de trabalho

  • Escolha o tipo de cabeamento e JUSTIFIQUE;
  • Determine a quantidade de tomadas na área de trabalho e a disposição das mesmas. Esboce em uma planta baixa a disposição dos pontos.

Sala de Telecomunicações (TR)

  • Determine as dimensões e localização da TR para cada andar;
  • Faça uma planta contendo os dutos para alimentação AC e para os cabos de dados, iluminação e posicionamento dos Racks;
  • Tamanho de cada Rack. Justifique.

Sala de Equipamento (ER)

  • Dimensionamento da TR. Justifique;
  • Determine a localização da TR no edifício;
  • Esboce a planta dessa sala.

Infra-estrutura de entrada (EF): Localização da EF (ou sala POP).


  1. Apresentação do trabalho

O trabalho deverá ser entregue contendo os seguintes itens:

01 – Memorial de obra contendo toda a descrição de como serão implementadas as atividades, a construção, número de pontos, todas as justificativas de obra e todo o material que será utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com