TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Samsung

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

        



  1. INTRODUÇÃO

Há tempos as empresas buscam agilidades em seus processos. Pois  vivemos em uma época de globalização e com isso o mercado se torna  cada vez mais competitivo. É extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender as expectativas dos seus clientes. E com isso conquistar seu espaço no mercado. Através de produtos e serviços de qualidade, cumprindo seus prazos e aumentando suas margens de lucro.

Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz traz resultados positivos  a organização, quando bem planejada envolve quase todos os departamento de uma empresa , desde a aquisição da matéria prima, até o produto acabado.

A Samsung se instalou no Brasil em um período que a logística ainda não era desenvolvida por isso seu inicio foi um pouco complicado devido aos longos prazos de espera para a entrega dos produtos, isso ocorria também devido à mà utilização da intermodalidade, com o passar dos anos a organização conseguiu reduzir os prazos de entrega das mercadorias e a ganhar mais espaço no mercado, uma das formas que a organização encontrou para essa melhora foi a utilização de tecnologias que auxiliam no planejamento de produção e entrega da mercadoria.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Bunge, empresa que atua no ramo de produção e exportação de grãos como soja, trigo e milho, é conhecida mundialmente pela eficiência de seu trabalho. Possui diversas filiais espalhadas pelo Brasil, que processam e exportam milhões de toneladas de grãos e produtos por ano. Dentre as atividades da empresa aparecem não só a exportação, mas também o processamento dos grãos, que se tornam produtos como óleos, margarinas, maioneses, azeites, arroz, atomatados e farinhas, além de produzir açúcar e bioenergia.

As atividades realizadas pela empresa dependem totalmente da agricultura, de onde são retirados os principais elementos para o desenvolvimento das demais atividades que finalizarão o processo pelo qual o produto deve passar até ser entregue ao cliente. O processo de atividades e exportação da empresa funciona da seguinte maneira: o grão é colhido da lavoura e levado até a fabrica, geralmente por caminhões, onde são realizados os devidos processos para a o preparo do grão ou o processamento para transformar este no produto final. Logo em seguida o produto a ser exportado é encaminhado, geralmente a navios, onde será levado ao seu destino final.

Ao observar o processo pelo qual o produto passa até a empresa conseguir fazer com que este chegue ao seu destino final, e possível observar diversas dificuldades que podem acarretar no atraso da entrega da mercadoria, um deles é o transporte utilizado, o navio. Principalmente no Brasil há um problema em relação aos portos, apesar dos muitos portos existentes no país, são poucos os que exportam, então, acabam surgindo problemas como congestionamento dos portos, tanto por navios, quanto por mercadorias e estes fatores acarretam em uma demora alem do planejado para o carregamento e despacho do produto. Além de ter congestionamentos, em diversas situações ocorreu de faltar navios, devido também a divergências nas informações entre os responsáveis pela negociação e o transporte, o que ocasionou em quase uma semana de atraso no carregamento da mercadoria e na entrega da mesma ao cliente.

Apesar de alguns imprevistos ocorrerem durante o processo de produção e distribuição, a Bunge conta com um sistema de gestão muito avançado e tecnológico, o SAP ERP (Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung), em alemão, e (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados) em português, é um programa de gestão empresarial, criado e desenvolvido por uma empresa alemã SAP AG (SAP associação anônima), que abrange diversas áreas, tais como produção, finanças, vendas e distribuição e recursos humanos. Portanto é um sistema que visa facilitar a gestão de grandes empresas e indústrias.

Se levado em consideração uma empresa que trabalha com armazenagem e distribuição, é possível saber que os seus custos são altos principalmente relacionados a estes dois fatores. Em relação ao custo com armazenagem, para uma organização como a Bunge, por exemplo, se torna um custo sem retorno, porem é indispensável, já que a empresa precisa armazenar seu produto até este ser negociado com o cliente.

A Bunge no gerenciamento dos custos consegue diminuí-los, em relação ao transporte, já que este é praticamente todo terceirizado, isso faz com que diminua os custos, porém não elimina, mas passa a maior parte da responsabilidade e os principais problemas deste setor para outra empresa assumir.

Assim como a maioria das empresas, a Bunge na hora de fazer o seu preço, também usa o fator de que, o preço deve cobrir os custos e ainda gerar lucros para a empresa sem que este fique um valor muito alto que não esteja adequado às condições dos clientes. Portanto para a indústria, quanto mais os custos diminuírem, mais barato para os clientes será o produto e os custos serão maiores.

Para um melhor controle de custos, existem softwares que auxiliam a empresa no controle de seus estoques, custos e processos internos e externos. Um desses programas é o SIG (Sistema Integrado de Gestão), este utilizado pela Bunge, é um software que facilita a gestão da empresa, principalmente na questão de custos e financeiro, já que possui relatórios e planilhas de controle, com pouquíssimas falhas que apontam em tempo real, processos e movimentações do setor financeiro, assim podendo a empresa ter um maior controle dos fatores que lhe trazem maior custo sem retorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com