TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Schin

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da ética no exercício da profissão de contabilista, bem como a importância da mesma para sociedade. 
O cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. Dessa forma, cria-se um grande desafio na área de Gestão Empresarial em alinhar estratégias para sanar problemas do não cumprimento da Ética.
O não cumprimento da ètica é o caso da Schiincariol que sonegou e fez outras varias infrações, como iremos mostrar no decorrer do trabalho.
Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.



2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Código de Ética do Contador 

A questão de se pensar a ética como ciência que rege a moral do comportamento humano já é uma questão filosófica, que requer reflexão, principalmente num ambiente essencialmente capitalista, onde ter dinheiro, consumir, conferi status inquestionável às pessoas. No afã de conseguir uma posição social estável, abusa-se do poder, fraudam relatórios, sonegam impostos e burlam a receita para melhor aproveitar o dinheiro da empresa de forma individual. Hoje, praticamente todas as empresas possuem um código de ética, ou “novos valores” etc.. No sentido de incentivar cada funcionário da organização a trabalhar de forma honesta, respeitando os colegas e tendo uma conduta profissional esperada pela alta administração. Esses valores coletivos avançaram de alguns anos para cá, em uma tentativa de tonar os ambientes organizacionais agradáveis.
Para que o contador possa exercer a profissão com ênfase ele tem que cumprir as normas brasileiras da contabilidade executando os interesses de seus clientes. Orientar aos empresários para tomadas de decisões, e auxiliar a fiscalização. 
No caso da Schincariol o contador fez várias infrações como: sonegação de impostos, alteração de guias e suborno.
Nesta situação o contador esta denigrindo sua imagem perante o código de ética do contador.
O contador deve conhecer as responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais às quais está sujeito no momento em que passa realizar seus trabalhos. 
A atividade contábil não pode ser exercida por quem não é habilitado junto ao conselho regional de contabilidade do estado onde o serviço é prestado. Esta é uma exigência em vários diplomas legais que, a exemplo do regulamento geral dos conselhos de contabilidade a qual determina que o exercício de qualquer atividade é exigida a aplicação de conhecimentos de natureza contábil, constituiu prerrogativa dos contadores e dos técnicos de contabilidade em situação regular perante ao CRC.
A profissão contábil é rígida pelo código de ética profissional do contabilista que estabelece em seu capitulo V:
Art. 12 – A transgressão de preceito deste código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:
1- Advertência reservada
2- Censura reservada
3- Censura pública
Parágrafo único: Na aplicação das sansões éticas são consideradas como atenuantes:
1. Falta cometida uma defesa prerrogativa profissional;
2. Ausência de punição ética anterior;
3. Prestação de relevantes serviços à contabilidade.

2.2 Comportamento organizacional
O comportamento organizacional é o estudo dos indivíduos e de 
Seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza os trabalhos dos lideres e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores. 
O reconhecimento da importância das habilidades interpessoais dos executivos esta relacionado à necessidade das organizações de conseguir e reter funcionários com alto nível de desempenho. Independentemente das condições de mercado de trabalho, funcionários que se destacam estão sempre em falta. Empresas com a reputação de serem bons locais de trabalham levam uma grande vantagem. A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes.
2.3 a situação econômica da organização 
Para construir a marca NOVA SCHIN, em menos de uma década, a empresa investiu pesado, entenda-se milhões de reais, em publicidade e marketing. Começou com a contratação polêmica do cantor Zeca Pagodinho em 2003 para sua campanha de relançamento, que contou ainda com Fernanda Lima, Aline Moraes, Luciano Huck e Thiago Lacerda, que ao lado de mais de 500 figurantes repetiam o bordão: "Experimenta!". Depois, investiu ainda mais no carnaval, em especial os eventos de Salvador e Rio de Janeiro, com o patrocínio de trios, blocos e camarotes; e contratou em 2007 a cantora Ivete Sangalo para estrelar suas campanhas. Outras celebridades também se juntaram a cantora baiana, como por exemplo, Carlinhos Brown, Samuel Rosa e Zeca Baleiro. Criou também a micareta NOVA SCHIN FOLIA (atual SCHIN FOLIA), um carnaval fora de época, realizado em várias cidades do país. Além disso, a SCHIN também investiu pesado no esporte através de patrocínios, entre os quais, a Fórmula 1, onde é a “cerveja oficial” do Grande Prêmio Brasil desde 2004.
A fabricante de bebidas Schincariol reformulou sua estratégia para ampliar presença no país e passa a se chamar Brasil Kirin, um ano após a fabricante de bebidas ter sido adquirida pela cervejaria japonesa Kirin. A marca dos produtos, no entanto, não muda.
O presidente-executivo da Brasil Kirin Gino Di Domenico diz "O Brasil é um dos cinco principais países para a Kirin no mundo".
Segundo o executivo, a empresa fechou o ano com geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 550 milhões, comparado a 300 milhões em 2011.
Em 2012 até outubro, a Brasil Kirin apurou crescimento de 9,9% no volume de vendas de cerveja, enquanto o setor como um todo teve alta de 3,3%. Em faturamento, as vendas subiram 12% no ano.
A cervejaria japonesa Kirin adquiriu em novembro do ano de 2011 as ações dos minoritários da Schincariol, se tornando controladora da empresa brasileira que, segundo o executivo, "não tem plano de abrir capital no Brasil". Di Domenico assumiu o comando da companhia em fevereiro de 2012.
Segundo ele, a mudança da marca institucional não implicará em alterações nas marcas de produtos.

2.4 a expansão da empresa e o papel da contabilidade
Com as mudanças que vem ocorrendo no mundo globalizado, as empresas são obrigadas a se adequarem ao novo modelo que impera na economia, como forma de sobrevivência a esse novo sistema instalado, no qual temos os produtos e serviços em qualquer pare do mundo, no momento desejado. Forçando assim as empresas a se adequarem cada vez mais a essa realidade, que move em precedentes toda a economia mundial. 
A empresa Schincariol expandiu seus negócios com a abertura de varias fabricas pelo Brasil, em treze anos de produção a cerveja Schincariol já havia atingido 9.8% de participação de mercado, com a popularidade que levou a esses índices se tornou um problema para quem sempre se acostumou à grandiosidade dos números. A redução drástica no ritmo de crescimento das vendas influenciou negativamente na contabilidade da empresa, que tinha feito investimentos maciços em infraestrutura. Estava aceso o sinal de alerta e tinha chegado a hora de promover mudanças radicais se o grupo, então comandado pelo empresário Adriano Schincariol, ainda quisesse continuar a crescer no competitivo mercado brasileiro de cervejas. Foi então que a empresa contratou uma agência de publicidade que já tinha experiência no ramo. A primeira providência da agência Fischer foi encomendar uma pesquisa de mercado. O estudo revelou que as dificuldades de expansão estavam vinculadas a um grave problema de imagem da marca. Grande parte do público-alvo considerava a SCHINCARIOL uma cerveja para pessoas de baixa renda e com qualidade inferior á outras do mercado, o que gerava um alto índice de rejeição. Comodando e muito as marcas líderes, algumas das quais extremamente tradicionais. 

2.5 Aspectos éticos desconsideráveis nas estratégias e argumentos dos responsáveis pela empresa
O contador tem como deveres, exercer a profissão com honestidade, sendo transparente com o cliente, explicando eventuais problemas que podem surgir se a lei não for cumprida, deve seguir os princípios contábeis e a Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), guardar sigilo de informações dos clientes, porém se for substituído por outro profissional deve ser claro e explicar os fatos que deverão ser conhecidos por este profissional, e também auxiliar a fiscalização do exercício profissional. 
No caso da Schincariol não só o contador deixou de ter ética dentro da organização, mas os empresários também. 
O contador assim deixa sua imagem a mercê de discussões entre os profissionais contábeis. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com