TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Schin

Por:   •  23/9/2019  •  Monografia  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Caso Schincariol

1.

Fundada em 1939 a Schincariol iniciou suas atividades produzindo o refrigerante Itubaína com sabor tutti-frutti. Atualmente com treze unidades fabris sendo que a matriz fica na cidade de Itu, no Estado de São Paulo.

Além de atender o Brasil, a empresa exportava para os países do Mercosul, Europa e Ásia.

Em 1989 devido os fabricantes tradicionais de cerveja do Brasil não estarem suprindo a grande demanda do consumo de cerveja no país, a Schincariol viu a oportunidade de entrar no mercado oferecendo um produto mais barato que os demais concorrentes, assim atendendo os consumidores de classes mais baixas e aumentando seu lucro e presença no mercado.

2.

A Schincariol foi administrada por José Nelson Schincariol devido a ser o único tomador de decisões o setor administrativo era extremamente falho, o mesmo não investia em publicidade e não aceitava opiniões dos seus colaboradores. Após o seu assassinado em 2003 a empresa começou a cair e passou por um momento de extrema desorganização em seu setor administrativo, a qualidade dos produtos começou a cair levando as vendas despencaram.

.

3.

Em 2002, um ano antes da morte de José Nelson. Foi criada uma nova cerveja Primus, com sabor especial, elaborada com ingredientes da melhor procedência, tais como a sua água, que é extraída de fontes naturais do interior de São Paulo e o famoso Lúpulo de Hallertau, uma região da Alemanha conhecida pelo melhor lúpulo aromático do mundo.

Uma cerveja diferenciada, para concorrer com outros tipos de cerveja, no entanto apesar de ter sido uma ótima ideia, a cerveja continuava vinculada a imagem da antiga Schincariol. O marketing não efetuou um serviço eficiente levando ao fracasso. Porém após esse episódio a empresa começou a adquirir mais experiência.

4.

A diferença entre o sucesso da Nova Schin e o fracasso da Primus foi que.

O lançamento da Primus foi uma decisão não programada, foi lançada à partir da necessidade de entrar no mercado com um produto de melhor para gosto mais refinados e acabou sendo um desastre, por falta de investimentos em campanhas, as vendas da Primus não decolaram.

A Nova Schin foi planejada para expressar uma melhoria do produto, e através de campanhas publicitárias, apoio e patrocínio a diversos eventos, teve um impacto imediato, e foi o fator essencial para que a imagem da marca fosse mudada, atingisse com sucesso um novo público fazendo com que praticamente vendas dobrassem.

5.

Vantagens: Conquistar um novo nicho de clientes, atraindo clientes de classes mais altas, devido a qualidade superior ao produto antigo.

Desvantagens: Investimento grande não só em divulgação de uma marca nova, e pesquisa de mercado, mas em melhorias tecnológicas na linha produção, embalagem e distribuição.

6.

Após a morte de José Nelson, a grande falta de organização administrativa e as experiências ruins com lançamentos fracassados como a Glacial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com