TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso totvs

Por:   •  30/10/2015  •  Artigo  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Elder Quevedo de Mello

QUESTÕES CASO TOTVS:

  1. Destaque os elementos de empreendedorismo que se evidenciam ao longo da trajetória da TOTVS.

- Estratégia de internacionalização com foco em outros países.

- Sistema de franquias, permitindo que a empresa expandisse através de parceiros, requerendo menor investimento da própria empresa.

- Aquisição de outras empresas do mesmo ramo, se estabelecendo com uma das mais fortes no mercado e sendo líder no mercado de pequenas e médias empresas.

- Abertura de capital, lançando ações na BOVESPA.

  1. Qual o foco em termos de segmento de mercado da Totvs? Esse foco tem sido vantajoso para a empresa ou ela poderia optar por outro(s) segmento(s)? Por quê?

A Totvs tem como segmento os sistemas de gestão empresarial, venda de serviços de adaptação dos softwares às particularidades do cliente, de implantação, de treinamento, consultoria e manutenção dos sistemas. Certamente este segmento foi muito vantajoso, pois em 2010 a empresa detinha a maior parte do mercado brasileiro, sendo líder no mercado de pequenas e médias empresas. Além de ser a 6º maior empresa de software no mundo e a 1º em crescimento.

  1. A adoção do sistema de franquias pela empresa foi adequada para o seu crescimento? Por quê?

O sistema de franquias, em 1990, foi uma nova estratégia para alcançar e liderar o mercado. Dessa forma, houve possibilidade de expansão da empresa através de parceiros, requerendo menor investimento da própria empresa, sendo que o diferencial seriam seus profissionais, pois as novas unidades seriam comandadas por executivos donos de seus negócios. Em pouco tempo, se espalhou por todo Brasil.

  1. Quais são as principais vantagens competitivas sustentadas pela empresa?

A empresa criou mecanismos de aprendizado contínuo e sempre optou por países próximos

geograficamente e de cultura semelhantes à brasileira. Todas as expansões da empresa são conduzidas por meio de estratégia bem estudada e desenhada, com segmentação de mercado definida, priorizando o mercado de PMEs, demonstrando conhecer bem suas vantagens competitivas, escolhendo com cuidado os países onde vai atuar, analisando o mercado, a perspectiva de crescimento da indústria, a relação dos concorrentes e outros fatores de impacto antes de tomar a decisão de iniciar atividades nessa região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com