TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário Atual para a Aposentadoria: A Previdência Privada para Acumular Recursos

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.830 Palavras (12 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL [pic 2]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CAMPUS TORRES

GUILHERME CARDOSO DOS SANTOS

Cenário atual para a aposentadoria: A Previdência Privada para
acumular recursos, buscando a segurança e a tranquilidade no futuro.

Orientado pelo Prof. Rogério da Silva Filho

TORRES

2016

GUILHERME CARDOSO DOS SANTOS[pic 3][pic 4]

Cenário atual para a aposentadoria: A Previdência Privada para
acumular recursos, buscando a segurança e a tranquilidade no futuro.

Monografia apresentada à Universidade Luterana do Brasil – Ulbra como requisito parcial para obtenção do título do curso de administração.

Torres

2016


Sumário

1. APRESENTAÇÃO        

1.1        Caracterização do ambiente da pesquisa.        

1.2 Oportunidades de Pesquisa        

1.2        Objetivos        

1.3.1 Objetivo Geral        

1.3.2 Objetivos específicos        

1.4 Justificativas        

1.5 Hipóteses        

1.6 Limites        

Referências Bibliográficas _        


1. APRESENTAÇÃO

        

        A segurança com o futuro é uma grande preocupação da sociedade atualmente. Com a atual situação econômica do País, o trabalhador se preocupa com a garantia, conforto e o descanso após sua fase laboral, a palavra aposentadoria deriva do Latim Pausare, “parar para descansar” e é exatamente isso que o cidadão busca após longos anos contribuindo.

        Atualmente, existem várias formas de acumular reservas financeiras ao longo da vida como, aplicações em cadernetas de poupança, fundos de investimentos, ações, imóveis, entre outros. Porém um produto que vem ganhando destaque dentre os brasileiros e a previdência Privada que visa garantir uma aposentaria em situações que impeçam a atuação profissional, gerando uma renda adicional ao beneficio concedido pela Previdência Social.

        A previdência privada, também conhecida como complementar, surgiu de um processo de evolução dos institutos fechados de socorro mútuo e pensão, como a Previ-Caixa, que foi fundada em 1904 como caixa de montepio e destinava-se ao pagamento de pensão à família do empregado após seu falecimento ou para garantir a inatividade do trabalhador. Nos anos 1940, o Banco do Brasil instituiu a complementação da aposentadoria, mas só em 1977 é que a previdência privada foi regulamentada através da Lei nº 6.435.

                Apesar de as entidades de previdência privada já estarem regulamentadas desde 1977, este mercado esta em pleno crescimento no Brasil, onde a cultura esta começando a ser aderida pela população que se preocupa em começar a planejar cada vez mais cedo, como é o caso dos jovens, que estão desiludidos com a crise da Previdência Social. A adesão de um participante jovem a um plano aumenta a sua cultura previdenciária  e sua consciência de que é preciso poupar desde cedo para garantir um futuro seguro.

        A grande maioria das pessoas não tem o hábito de planejar sua vida em longo prazo, o brasileiro tem a cultura do “imediatismo” com isso não planeja seu futuro, a Previdência Complementar busca exatamente isso, concentrar progressivamente recursos por determinado período de contribuição, para numa dada idade, iniciar o período de recebimento e gozo do beneficio.  E a cada dia se tornam mais procuradas pela população para ajudar na realização de projetos de vida.          

        Desta forma este trabalho tem por finalidade explanar sobre os diferentes produtos acessíveis no mercado financeiro com o proposito de acumular recursos, analisando o uso da previdência privada para atingir esta finalidade, buscando uma estabilidade financeira durante aa aposentadoria das pessoas.

         Para isso, este trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma: no capítulo I, é abordado  o ambiente da pesquisa, oportunidade de pesquisa, objetivo geral e específicos, justificativas, limites e hipóteses.

        No capítulo II, se fará uma abordagem histórica da Previdência Social e sua situação na atualidade, em seguida serão expostos de maneira sucinta os produtos disponíveis com a finalidade de investimento para acumular recursos, tais como: CDBs, RDBs, LCIs, LCAs, fundo de investimento, ações, caderneta de poupança.

  1. Caracterização do ambiente da pesquisa.        

                                                        

        Enquanto o aumento da expectativa de vida dos brasileiros preocupa as contas da Previdência Social, no entanto a Previdência Complementar comemora o aumento de pessoas que procuram investimentos de médio e longo prazo para complementar o regime público de aposentadoria, tendo em vista que os cenários econômicos favorecem a adesão de uma renda complementar para fazer com que as pessoas se sintam mais seguras financeiramente. No Brasil a previdência privada aberta e fiscalizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), uma autarquia  vinculada Ministério da Fazenda, criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

        O envelhecimento da população,  junto a crise que assola a Previdência Social faz com que o investimento se torne preocupante, pois o aumento desproporcional entre o número de aposentados e contribuintes faz com que aumente o déficit dos cofres públicos.  

 “As despesas com INSS, que em 1988 representavam cerca de 2,5% do PIB, atualmente ultrapassam os 8%.Como a previdência só arrecada 6%, temos um rombo anual de cerca de 2% do PIB, comprometendo num futuro próximo a aposentadoria do brasileiro.” (Caio Mesquita, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com