TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de Gestão de Projetos

Por:   •  13/11/2019  •  Resenha  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Título: Desenvolver trabalho individual por escrito sobre “Ciclo de Vida de Projetos”, tomando por base o conteúdo da Unidade I da obra de Carvalho (2011).

Tendo por definição que um projeto se faz de modo temporário, delineado para a criação de produtos e serviços a procura de um resultado único, e que um projeto tem como característica analisar e dar subsídio a uma ideia inovadora, proposta de um governo ou uma sugestão que pode ser comunitária, tomamos como exemplo de projeto no setor público as charters schools, que tem sua gênese nos EUA, mas já possui experiências no Brasil.

 Nas "charters schools", os prefeitos entregam, em regime de concessão, a administração da escola a grupos comunitários, com ampla autonomia. Depois de cinco anos, é feito um teste para medir o aprendizado. Em Salvador, a Prefeitura entregou a gestão de uma escola ao Projeto Axé. O currículo é baseado em arte e cultura, especialmente com as referências baianas: Jorge Amado, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Ubaldo Ribeiro. A Prefeitura de Salvador tem um fórum especialmente dedicado para reunir as entidades que desejem colaborar com a educação pública, desenvolvendo projetos. O que se vê, no geral, é a chegada de educadores motivados, dispostos a gerar inovações, sem a apatia do funcionalismo estatal e, capazes de influenciar da rede pública a grupos comunitários, com ampla autonomia. Depois de cinco anos, é feito um teste para medir o aprendizado.

 Diante da necessidade de se conceituar as diversas fazes de um projeto sob o pretexto de esquematizar para uma melhor compreensão, adotaram-se cinco estágios para elaboração de um projeto, são eles: a iniciação onde se buscam as primeiras informações, os dados importantes, as restrições do escopo, de tempo e até de custo.  Com vista ao macro entendimento do que será o projeto, identificando o propósito e os objetivos a serem alcançados. Importante ter noção de estimativas preliminares do orçamento. Montar um cronograma e levantar os recursos.

Já no planejamento devem-se detalhar melhor as informações de forma a estruturar um plano, mensurar os objetivos desde força de trabalho até os possíveis valores a serem gastos com o projeto. O planejamento necessita de modelos que antevejam a profundidade das informações sobre: quantidade de material, equipamentos a serem utilizados e qual mão de obra, etc.

Na execução deve-se focar na pratica do que foi planejado, com rigor no acompanhamento das atividades desenvolvidas, registrando os avanços, as conclusões parciais do escopo. O modelo do projeto deve abranger meios de mudar o escopo, caso haja necessidade. Nessa fase o gerente se faz presente no acompanhamento das atividades, na supervisão do trabalho no fornecimento de recursos.

Controle ou monitoramento é quando acontece a medição do desempenho que se faz primordial para a tomada de decisão do gerente de projetos. O monitoramento é realizado juntamente com a execução, analisando o projeto como um todo. Busca aferir o desempenho e o progresso em relação ao plano de gerenciamento.

Já na finalização deve haver um documento validando o encerramento do projeto, bem como a entrega das partes do escopo, com vista a isentar a organização de futuras responsabilidades. Contudo a finalização não traz descontinuidade ao projeto, pois os esforços não se exalrem. A finalização documenta a execução do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com