TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

Fases principais do Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas

Planejamento: é o processo fundamental de compreensão por que um sistema de informação deve ser construído e determinar como a equipe do projeto o construirá.

Análise: responde as perguntas de quem vai usar o sistema, o que o sistema irá fazer, onde e quando será utilizado. Durante esta fase, a equipe do projeto investiga algum sistema atual (is), identifica oportunidades de melhoria, e desenvolve um conceito para o novo sistema.

Projeto: decide como o sistema irá operar, em termos de: hardware, software e infraestrutura de rede; a interface de usuário, formulários e relatórios; e os programas específicos, bancos de dados e arquivos que serão necessários.

Implementação: fase final do SLDC. Aqui o sistema é realmente construído ou comprado, no caso de um projeto de sistema de terceiros. Esta é a fase que normalmente exige mais atenção porque, para a maioria dos sistemas, é a maior e mais cara parte do processo de desenvolvimento.

Principais etapas da fase de Planejamento

Primeira Etapa: identificar as oportunidades (assim, o valor agregado do sistema será conhecido). Nesta etapa visamos saber se o sistema diminuirá os custos da empresa, aumentará os lucros da empresa, etc.

Grande parte das idéias para novos sistemas partem de fora da área de SI (departamento de marketing, contabilidade, etc.) na forma de uma Solicitação de Sistema.

Uma Solicitação de Sistema apresenta um breve resumo de uma necessidade da empresa e explica como um sistema que suporta a necessidade agregará valor.

O departamento de SI trabalha com o departamento que gerou a solicitação para conduzir uma Análise de Viabilidade que examina:

  • A viabilidade técnica (podemos construí-lo?);
  • A viabilidade econômica (ele agregará valor?);
  • A viabilidade organizacional (ele será realmente utilizado?).

A solicitação de sistema e a análise de viabilidade são apresentadas a um Comitê de Aprovação de SI, o qual decide se o projeto deve ser empreendido.

Se o comitê aprova, então parte-se para a próxima etapa.

Segunda Etapa: Gerenciamento do Projeto - o gerente do projeto cria um plano de trabalho, aloca pessoal para o projeto e coloca técnicas no lugar certo para ajudar a controlá-lo durante todo o Ciclo de Vida de Desenvolvimento do Projeto.

O produto do Gerenciamento de Projeto é um Plano de Trabalho do Projeto que descreve como a equipe de projeto executará o desenvolvimento do sistema.

Principais elementos e questões do Desenvolvimento Paralelo

A metodologia do desenvolvimento paralelo tenta tratar o problema dos longos atrasos entre a fase de análise e a entrega do sistema.

Em vez de fazer o projeto e a implementação em sequência, ele executa um projeto geral para o sistema inteiro e, em seguida, o divide em uma série de subprojetos distintos que podem ser projetados e implemetados em paralelo.

Uma vez que todos os subprojetos estejam concluídos, há uma integração final das partes separadas e o sistema é entregue.

A principal vantagem dessa metodologia é que ela pode reduzir o tempo de planejamento necessário para entregar um sistema; portanto, há menos chance de as alterações que ocorrem no ambiente da empresa causarem uma repetição de trabalho.

Problemas:

  • Decisões de projeto tomadas em um subprojeto podem afetar outro;
  • O final do projeto pode exigir significativos esforços de integração.

Principais elementos e questões do Protótipo

A metodologia de Protótipo executa as fases de Análise, Projeto, e Implementação de modo simultâneo, e todas as três fases são executadas repetidamente em ciclo até que o sistema esteja concluído.

Com essa abordagem, os fundamentos básicos  de análise e projeto são executados e começa imediatamente o trabalho sobre um protótipo do sistema, um programa “rápido e sujo” que fornece uma quantidade mínima de recursos.

O primeiro protótipo é normalmente a primeira parte do sistema com que o usuário irá trabalhar.

Isso é mostrado aos usuários e o responsável pelo projeto, cujos comentários serão usados para reanalisar, reprojetar, e reimplementar um segundo protótipo que fornece alguns recursos a mais.

Este processo continua em ciclo até que os analistas, usuários e o responsável concordem que o protótipo fornece funcionalidade suficiente para ser instalado e usado na empresa.

Depois que o protótipo, agora chamado de sistema, é instalado, ocorrem refinamentos até que ele seja aceito como um novo sistema.

Vantagem:

  • Fornece muito rapidamente um sistema com o qual os usuários podem interagir, mesmo que a princípio ele não esteja pronto para ser utilizado no âmbito empresarial.

Desvantagem:

  • O protótipo é submetido a tantas alterações significativas que muitas decisões iniciais do projeto se tornam decisões desfavoráveis.

Esta desvantagem pode causar problemas no desenvolvimento de sistemas complexos, porque as questões e os problemas principais não são reconhecidos até que o processo já esteja bem desenvolvido.

Principais fatores na seleção de uma metodologia

Clareza dos requisitos do usuário: Quando as exigências do usuário sobre o que o sistema deve fazer não estão claras ou estão sujeitas a alterações, é difícil compreendê-las apenas falando elas e explicando-as com relatórios escritos.

Os usuários normalmente precisam interagir com a tecnologia para realmente entender o que o novo sistema pode fazer e como melhor aplicá-lo às suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com