TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias contabeis

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

                                          [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Ciências Contábeis

Semestre: 2º Semestre

Disciplina: Metodologia das Ciências

Professora: Esp. Janaína Andrade

Acadêmico (a): Valdeir Emerson Campos  RGM: 103.6277

PORTFÓLIO 2

AULAS 1 E 2

Questão 1 - A leitura racional comporta, assim, uma subdivisão em níveis, que constituem etapas de aprofundamento da interpretação. Explique sobre denotação, interpretação, crítica e problematização.

Denotação: Visa a compreensão do sentindo mais literal, direito e mais superficial do texto. Envolve o conhecimento de novos vocábulos, grinfando no decorrer da leitura e buscando o seu sentido em dicionários. A busca de dados sobre o autor, situação histórica e a finalidade do texto em que foi escrito. Compreende-se em procurar a ideia central do texto e qual o assunto discutido. Além de perceber como o autor trata a ideia central e os fatos que usa para sustentar seu raciocínio. Chegando assim ao surgimento de ideias para desenvolver a conclusão sobre o texto lido.

Interpretação: Busca por conhecimentos não explícitos no texto. Questionamentos advindos da leitura e do entendimento do texto. Analisar a fundo os diversos elementos que compõem o texto. Cruzar informações históricas com a época vigente. Avaliar as ideias apresentadas de um modo geral.

Crítica: Avaliar o nosso entendimento da proposta do próprio texto. Verificar se as ideias atingem o objetivo proposto pelo autor; se é claro, se tem coerência, se é original e trás alguma contribuição para o assunto proposto. Não depende do nosso gosto, mas que é fundamentada em aspectos do próprio texto.

Problematização: É a percepção de assuntos ou problemas que levantamos a partir da leitura do texto exercitando assim nossa imaginação, coerência e raciocínio. 

Questão 2 - Cite os itens que fazem parte da apresentação Gráfica de Trabalhos Científicos. (Pg. 23 - Aula 2)

Tamanho do papel (A4), Margem Superior (3,0 cm), Margem Inferior (2,0 cm), Margem Esquerda (3,0 cm), Margem Direita (2,0 cm), Fonte (Times New Roman), Tamanho da letra (12 pontos), Espaçamento entre linhas (1,5 linha), Espaçamento entre parágrafo (1,5 linha), Alinhamento (Justificado), Parágrafo (Recuo de 2 cm), Espaçamento entre títulos ou subtítulos (uma entrelinha de 2 espaços duplos), Numeração das páginas (Contadas a partir da contra capa e números impressos a partir da introdução).

Questão 3 - Dê um exemplo: como se referencia um livro, uma tese e um artigo em revista.

Livro:

FORTES, Nadabe Cardoso de Oliveira Alves. Salas numerosas: espaço de conhecimento ou informação: Campinas: Alínea, 2000. 120 p.

Tese:

AGUIAR, Paulo Antonio de. Análise dialética entre cultivares de algodoeiro herbáceo. 2003. 64f. Tese (Doutorado em Genética e Bioquímica) – Instituto de Genética e Bioquímica, UFU, Uberlândia, 2003.

Artigo em revista:

TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex – Revista Jurídica, Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com