TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinco Forças de Porter

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPUTADO ARY FOSSEN -JUNDIAÍ/SP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ADMINISTRAÇÃO GERAL

ALINE – RA 1628

APARECIDO – RA 1628

ANDRÉ – RA 1628

ERASMO DIAS – RA 162804

FERNANDO LUIGI – RA 1628

LEANDRO – RA 1628

TAISA – RA 1628

Jundiaí/SP

Setembro de 2016


RESUMO

Na atual situação do mercado, torna-se imprescindível avaliar o comportamento das organizações em relação às forças competitivas, identificando sua posição no setor em que atua. Ao efetuar-se esta avaliação recorre-se a instrumentos capazes de perceber as características internas organizacionais e o ambiente externo. Estes instrumentos apoiam a tomada de decisão, reduzindo a incidência de erros devidos a ações mal planejadas.

O Modelo das Cinco Forças de Porter é um desses instrumentos utilizados para elaborar uma análise competitiva da empresa. Recorrendo a este modelo de análise estratégica, cria-se as condições para traçar uma eficiente estratégia de negócio e tomada de ações.



Sumário

INTRODUÇÃO        

1.        O MODELO DAS CINCO FORÇAS DE PORTER        

1.1 O poder de negociação dos clientes        

1.2 O poder de negociação dos fornecedores        

1.3 Ameaça de novos entrantes        

1.4 Produtos/Serviços substitutos        

1.5 Rivalidade entre concorrentes        

2.        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



INTRODUÇÃO

A competitividade organizacional não é baseada apenas em eficiência operacional, mas na busca incessante pelas estratégias diferenciais, pois os concorrentes podem vender para os seus clientes.

As empresas desenvolvendo ou explorando seus recursos disponíveis, habilidades, conhecimentos ou posição, podem adquirir vantagem competitiva, cujo resultado é a criação de valor, isto é, qualidade de um produto ou serviço esperada pelos clientes que pagam para obtê-los. A capacidade de utilizar os recursos disponíveis e criar valor para o cliente são as competências essenciais da organização, que são caracterizadas pelos seguintes fatores: possuem méritos indiscutíveis; são difíceis de copiar e de serem imitadas; e são insubstituíveis (VALERIANO, 2005).  

Segundo Porter (1989, apud PORTER, 1999), a maior parte das empresas observa seus rivais como uma ameaça, mas os concorrentes certos podem ajudar a fortalecer a posição competitiva. Conhecendo as melhores práticas de alguns concorrentes em potencial pode-se aumentar a competitividade, visto que esses podem atender a alguns propósitos estratégicos da organização.

Para Porter (1996, apud PORTER, 1999), “uma empresa só é capaz de superar em desempenho os concorrentes se conseguir estabelecer uma diferença notável. Ela precisa proporcionar maior valor aos clientes ou gerar valor comparável a um custo mais baixo, ou ambos”. Para adotar estratégias competitivas a organização precisa conhecer os concorrentes e fazer uso desse conhecimento para diferenciar-se no mercado, de forma a atender as necessidades dos clientes agregando maior valor.

E nesse contexto, pode-se citar como determinante para a busca de excelência das corporações, a correta compreensão do Modelo das Cinco Forças de Porter. Pois, com sua correta implantação, as corporações têm maior controle sobre as variáveis do mercado e vantagem sobre os concorrentes.


  1. O MODELOS DAS CINCO FORÇAS DE PORTER

        As cinco forças que determinam porque algumas corporações são mais lucrativas do que outras são:

  1. o poder de negociação dos clientes;
  2. o poder de negociação dos fornecedores;
  3. a ameaça de novos entrantes;
  4. a ameaça de produtos substitutos;
  5. a rivalidade entre os concorrentes

(PORTER 1999, apud PORTER, 1999).

O estudo de Porter foi realizado em indústrias, mas segundo o autor “essa visão da competição também se aplica a setores que atuam com serviços (PORTER 1979, apud PORTER, 1999, p. 29)”.

Segundo Porter (1999), para a empresa obter diferença de rentabilidade em relação à concorrência é necessário uma estratégia diferencial, que é formulada através do estudo do mercado em que a empresa atua, onde poderá encontrar a melhor posição para se defender ou influenciar as forças competitivas, que podem ser uma ameaça ou oportunidade para a organização.

Este modelo apresenta um notável dinamismo na caracterização de uma empresa. E é ilustrado abaixo na figura 1:

[pic 1]

Figura 1: Modelo das cinco forças de Porter.

1.1 O poder de negociação dos clientes

Devido à alta concorrência existente nos mercados atuais os clientes possuem o poder de escolha de acordo com suas necessidades e expectativas. Eles geram a rivalidade entre as organizações exigindo redução dos preços e melhoria da qualidade dos produtos e serviços.  

O poder de negociação com os clientes depende de algumas variáveis atuais do mercado, tais como: que serviço a empresa vende, o preço, o custo, a quantidade, a qualidade, e a possibilidade do produto/serviço ser adquirido por outros tipos de canais de distribuição, tais como por fabricantes, por telefone ou pela internet, entre outros (WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2007).  Os clientes são mais sensíveis ao preço quando a qualidade e o produto são iguais, ou quando o preço é muito alto relativo aos seus salários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com