TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Humanas A Geografia

Por:   •  6/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Federal de Brasília - IFB

Campus Ceilândia

Curso Técnico Integrado em Eletrônica/ Segurança do Trabalho – 2º ano

Disciplina: Ciências Humanas A - Geografia – 1º bimestre

Prof.: Sergio Magno Carvalho de Souza

Turma: 2° ano A - TEN

Aluno(a): Aillane Andrade e Daphne Vitoria

1º bimestre - Atividade 02 – Estudo dirigido

Antes de executar esta atividade, leia o texto deixado como material básico de leitura e veja o vídeo indicado. Eles o irão ajudar a executar esta atividade.

Esta Atividade poderá ser feita individualmente ou em duplas.

Busque responder com suas palavras.

Ao terminar a atividade, salve o arquivo em pdf e poste no espaço da Atividade 02:

Após a apreciação do material básico de estudos, faça o que se pede abaixo:

1. Explique como o Brasil organizou sua economia a partir de uma lógica voltada às exportações e as consequências disto.

Resposta: A economia brasileira foi criada em contexto de valorização da exportação, com baixo índice de desenvolvimento no solo nacional. O Brasil tinha e ainda tem uma economia capitalista. Com a ausência de pedras preciosas, os portugueses viram que na Mata Atlântica havia uma árvore muito importante e que traria lucros, o pau-Brasil. Essa árvore era retirada com ajuda dos habitantes daquela área, mas, tempos depois essa ajuda virou uma grande escravidão.

2. Responda: o que significa dizer que o Brasil se organizou como um arquipélago econômico?

Resposta: Significa que a economia brasileira esteve organizada em torno de polos industriais responsáveis por seus respectivos produtos de exportação, tendo sua própria economia isolada e sem relação nacional. E devido também a falta de integração dos mercadores regionais entre si, o Brasil teve suas áreas isoladas de um espaço nacional, resultando em um país arquipélago econômico.

3. Explique a importância da pecuária na interiorização e articulação do território brasileiro no período colonial.

Resposta: A pecuária teve início no século XVI, no Nordeste. Depois de 1550, com o novo carregamento de Tomé de Sousa, a criação de gado foi se expandindo e se tornando uma atividade independente. Como a pecuária exigia muito espaço para a pastagem houve necessidade da expansão para o interior, resultando com que a pecuária se tornasse um fator muito mais importante da colonização da região Centro-Oeste e do interior do Nordeste. E no século XVIII, a pecuária bovina se estendeu para o Sul do país, onde havia maiores pastagens naturais, se tornando a principal atividade econômica da região. O principal objetivo da criação do gado bovino era suprir o mercado interno, ele oferecia o couro, leite e carne, e também era utilizado como meio de transporte.

4. Explique a estratégia da Coroa Portuguesa para o controle e expansão do domínio territorial na região Amazônica.

Resposta: Apesar de a maior parte da terra estar sob domínio dos espanhóis, foram os portugueses que mais se interessaram sobre aquela área. Em 1637, Portugal providenciou a primeira grande expedição à região. Os portugueses realizavam missões para ocupar a maior extensão de terras possíveis. Outra estratégia utilizada foi o incentivo de ataques entre tribos rivais, fazendo dos indígenas escudos humanos para defender interesses da coroa portuguesa. Em menos de um século tiveram a ocupação através de missões em vários pontos da Amazônia. Além do enfrentamento dos franceses no Norte da Amazônia, tiveram a expulsão dos jesuítas e a expedição ao Rio Madeira. Todas as ações fizeram parte da estratégia para garantir a posse da Amazônia. No século XVIII, a agricultura e a pecuária passaram a ter papel fundamental na região e como a mão de obra indígena já não estava sendo suficiente, os negros africanos também chegam à região como escravos. Em 1750, com o tratado de Madri, Portugal passa a ter direito sobre as terras ocupadas na região Norte do país. Teve início também da fronteira na região amazônica, que termina no século XX se juntando com o estado do Acre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com