TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia humana: sua relação com a geografia da vida

Artigo: Geografia humana: sua relação com a geografia da vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Artigo  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do artigo ‘’A geografia humana: suas relações com a geografia da vida’’ (1903)

Rogério Haesbaert

Sérgio Nunes Pereira

Guilherme Ribeiro

O artigo relata que antes das ciências chamadas humanas presentes na geografia, a base para que a mesma fosse fundada foram as biológicas, principalmente a botânica e a zoologia, elas auxiliaram no levantamento de perguntas sobre as grandes disparidades entres as diversas floras de algumas regiões, foram notadas também climas e diversidades que só eram encontradas em interiores. Foram constatadas também espécies de mamíferos diferentes que auxiliou nessa pesquisa.

Esses processos de comparação e análise encontra sua aplicação no estudo geográfico sobre a espécie humana. Como nas outras geografias botânica e zoológica, o ponto de partida utilizado foi o conhecimento dos fatos gerais de distribuição, houve com os humanos as transformações que ocorreram junto aos fenômenos naturais, perceptíveis ou não na superfície terrestre.

Segundo o autor, tanto nos procedimentos quanto nos resultados, a obra geográfica do homem é, essencialmente, biológica. Ele alivia como errônea a maneira de uso comum que determina como opostos o Homem e a Natureza, sempre os colocando lado a lado como diferentes formas, mas as relações de interatividade entre esses dois termos ultrapassa o que possamos imaginar.

A ação geográfica do homem se assemelha bastante com as espécies animais e vegetais que podem disseminar, transpor mais ou menos os limites de seu habitat primitivo, e graças à vitória sobre outras espécies transformar a fisionomia da natureza vivente ao seu redor, a intervenção humana consiste em da mesma maneira, abrir portas para novas combinações da natureza vivente, no caso, se ele desmatasse a flores, abriria caminho para novas plantas.

A geografia humana, portanto, merece esse título porque estuda a fisionomia terrestre modificada pelo homem; nisso ela é geografia. Ela não considera os fatos humanos senão em relação com a superfície onde se desenvolve o variado drama da concorrência dos seres vivos. Há então fatos políticos e sociais que não se enquadram em sua competência, pois não existe espaço para incorporá-lo.

O mérito de ter reconstituído a geografia humana à luz do método biológico pertence ao Friedrich Ratzel, principalmente através do seu livro ‘’Antropogeografia’’ onde ele lida com ideias naturalistas e positivas enriquecendo os pensamentos anteriores de Ritter, uso também de meios da cartografia e etnografia relacionando-os à geografia humana, e dividindo os fatos da geografia entre políticos e econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com