TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dinamica entre a geografia fisica e humana

Por:   •  24/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Francisco Damasceno Machado Junior

A dinâmica entre a Geografia física e humana

CAXIAS-MA

2018

A dinâmica entre a Geografia física e humana

[pic 2]

CAXIAS-MA

2018

Sumário

INTRODUÇÃO______________________________________________ 04

PROBLEMA DE PESQUISA___________________________________ 05 OBJETIVOS________________________________________________ 05

JUSTIFICATIVA_____________________________________________ 06

FUNDAMENTAÇÃ TEORICA__________________________________  07

METODOLOGIA_____________________________________________ 09

CRONOGRAMA_____________________________________________ 09

REFERÊNCIAS______________________________________________10

INTRODUÇÃO

A geografia enquanto ciência se preocupa em estudar a relação que existe entre a sociedade e o meio natural, a relação Homem-Meio. Vamos buscar compreender o que seria essa ciência da natureza da mesma forma a ciência da sociedade, buscando sempre fazer a relação entre ambas, tais como suas principais diferenças e características.

A geografia antes mesmo de se tornar uma ciência social era uma simples disciplina calcada em fazer descrições de fenômenos. Tinha como conteúdo principal descrever como ocorria os fenômenos terrestres, também pautava a questão da descrição de lugares ligado a questões de patriotismo. Com a criação da ciência geográfica houve a necessidade de se ter um objeto de estudo, em meados do século XX iniciou-se esse debate, porem com algumas resistências, assim muitas correntes surgiram, cada uma defendendo seu ponto de vista e com objetos de estudo distintos, por exemplo, para uns era o lugar, para outros o território, enfim, tinha inclusive aqueles que defendiam a geografia tradicional, pautada apenas na descrição, sem qualquer tipo de interpretação e analise, então era  mais voltada  para questões ambientais.    

Neste contexto, a problemática ambiental que caracteriza o momento presente levou a geografia a rever suas concepções, o que resultou na busca e na formulação de novas bases teórico-metodológicas para a abordagem do meio ambiente. O envolvimento da sociedade e da natureza nos estudos emanados de problemáticas ambientais, nos quais o natural e o social são concebidos como elementos de um mesmo processo, resultou na construção de uma nova corrente do pensamento geográfico aqui denominada geografia socioambiental.

(Mendonça, Francisco. "Geografia socioambiental." 2015).                                                                      

Dito isto, faremos deste trabalho, uma janela de compreensão das partes que juntas formam a Geografia, que é composta da área física e humana, por mais que alguns preferem não salientarem essas duas áreas, é de suma importância que pensemos na geografia dessa maneira, levando sempre em pauta que essas duas áreas se complementam e não há como dizer que uma é mais importante que outra ou que uma  tem maior relevância, cada uma acrescenta e contribui para que tenhamos hoje essa ciência denominada Geografia.

PROBLEMA DE PESQUISA

O intuito deste trabalho é mostrar o tabu que existe em boa parte dos que lidam com a geografia contemporânea, que costumam não levar em consideração essa separação em áreas, ou que pegam uma delas para se agarrarem. É importante entender que mesmo a geografia hoje fazendo parte da área de humanas, não quer dizer que a área física tenha que ser desprezada, como ocorre em certas ocasiões, vamos ver isso um pouco mais a fundo no desenrolar deste projeto.

Como problema de pesquisa deste projeto, faremos algumas indagações, discutiremos a respeito do surgimento da geografia, como a geografia era tratada antes, qual era seu objeto de estudo, fazendo comparações com a geografia que conhecemos hoje. Tudo isso para que possamos entender a evolução dessa ciência e a importância que a mesma sempre teve para todos nós, afinal, como já me falaram antes, tudo está relacionado à  geografia, pode até parecer meio radical e de fato é, mas se analisarmos esta frase de uma determinada maneira poderemos perceber que algo  faz sentido, pelo menos para aqueles estudiosos dessa ciência, pois o objeto de estudo da geografia que nos é dado hoje, é o ESPAÇO GEOGRÁFICO, o espaço transformado e organizado pelo homem, dessa forma podemos entender que tudo ocorre em um determinado espaço e em um determinado período de tempo.

OBJETIVOS:

  • GERAL
  • Procurar compreender o papel da geografia enquanto ciência natural e social.
  • ESPECÍFICOS
  • Entender a evolução da ciência geográfica;
  • Analisar as áreas em que a geografia está dividida;
  •  Buscar a importância que a ciência geográfica tem em nosso cotidiano.

JUSTIFICATIVA

Quando não se tem ainda uma compreensão ampla do que seria a ciência geográfica, a maioria das pessoas, especialmente alunos das séries iniciais, a consideram uma disciplina mais voltada para a descrição de fenômenos, e em sua grande parte, fenômenos ligados a natureza, assim como uma das correntes geográficas de maior destaque também leva em consideração isso, a corrente tradicional.

No início, a geografia era mais voltada para a descrição de fenômenos naturais, no entanto, com o passar do tempo, isso foi se modificando a medida em que a geografia evoluía e se transformava em uma ciência. Como toda ciência deveria ter seu próprio objeto de estudo, então começou a busca por esse objeto, o espaço tornou-se esse objeto. A geografia tornou-se uma ciência voltada para a área das humanas, porém, sem deixar de levar em consideração sua parte física. Esta ciência passou a preocupar-se não apenas com fenômenos naturais, mas a tentar entender sua causa e como isso pode ou poderá afetar as sociedades, assim como a relação entre a sociedade e esses fenômenos.

Então podemos dizer que a geografia modificou sua forma de atuação, tornando-se uma área do conhecimento extremamente densa, muito rica e muito importante nos dias de hoje, pois o campo de atuação da geografia é o espaço transformado e organizado pelas ações humanas, com isto acaba aproximando a relação das sociedades com o meio natural.  Isso mostra a importância e a grande área de atuação da geografia, pois de um lado tenta compreender e analisar os fenômenos naturais, tais como, clima, relevo, origem das rochas e suas composições e de outro lado, tenta compreender as sociedades de uma forma geral, levando em consideração, sua história, cultura, costumes, enfim, e tudo isso se relaciona, se entrelaça, pois, dependendo do lugar, do ambiente em que você se encontra isso varia muito, tomemos como exemplo, uma diferenciação climática em dois ambientes distintos, um com o frio predominante e outro com o calor que predomina, será que terão o mesmo padrão de vestimenta? Será que se comportarão de forma semelhante? Logicamente que não. Enquanto um irá tentar fugir do frio o outro irá tentar fugir do calor. Com isso, já é possível compreender a importância da geografia em nossas vidas e como essa área pode mesmo que indiretamente, afetar nossa vida corriqueira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com