TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Geografia Humana

Por:   •  3/6/2019  •  Resenha  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

O debate sobre natureza e espaço geográfico tem sido grandemente pautado visto que tanto o espaço geográfico quanto a natureza que o cerca estão em constante mutação, mutação essa que não tem ocorrido de forma velada, pelo contrário, tem ocorrido em grande escala, porém antes mesmo de entrar num debate mais profundo sobre Espaço Geográfico e Natureza é importante pensar no que seria esse espaço geográfico e no que seria essa natureza abordada. Milton Santos define espaço geográfico como "um sistema de objetos e um sistema de ações", ou seja, o espaço geográfico se define por ser indissociavelmente o campo onde ocorre a história, sistematicamente falando. Logo, é possível enxergar o espaço geográfico como o espaço que estará ocorrendo as mudanças como as citadas pelo autor quando o mesmo fala sobre a tecnicização da natureza. O espaço geográfico será onde as relações humanas estarão de encontro com a natureza e modificando-a consideravelmente a partir de suas "necessidades" e ambições.

A natureza para Milton Santos estaria em constante redescoberta por conta da presença humana e podemos ver isso explícito quando o autor fala sobre a mecanização da natureza, o autor foi bem claro ao dizer que "...Com a presença do homem sobre a terra, a Natureza está sempre sendo redescoberta, desde o fim de sua história natural e a criação da natureza social…". Neste pequeno trecho de sua obra "1992: A redescoberta da Natureza" é possível perceber a esquematização que o autor faz para depreender períodos para seu estudo e a questão da mutabilidade e mecanização histórica da natureza, através da ação do homem. Durante todo o texto o autor fala sobre a progressiva mecanização da natureza, conceituando assim dois tipos de natureza, sendo uma a natureza antes da ação humana e a outra, a natureza após a ação humana, que é a tecnicizada ou artificial.

A autora Dirce Maria Suertegaray concorda com Milton Santos tanto na definição de natureza quanto na definição de espaço geográfico, porém há um ponto importante que tal autora acrescenta que é a ideia de um espaço geográfico "uno e múltiplo", ou seja, dentro do espaço geográfico está contido os conceitos de paisagem, região, território, lugar, redes e ambientes, o que faz com que o espaço geográfico ao mesmo tempo seja único em si, porém múltiplo em sua conceituação e abrangência, ao mesmo tempo que pode-se pensar em espaço geográfico delimitando questões ambientais, como a natureza, poderemos ver espaço geográfico atuando na divisão interesseira de bairros ou municípios e até em macroescala quando se pensa em países e continentes. O estudo de espaços geográficos não se limita dentro de uma unidade em seu estudo, ainda que ele seja uno.

É possível pensar em espaço geográfico quando pensamos por exemplo na divisão africana, o território africano foi todo dividido por uma visão eurocêntrica e imperialista, focada apenas no domínio e não nas reais divisões que ali havia, ou seja, expressa-se uma relação política de poder, expressa-se também uma relação de lugar objetivo e subjetivo e expressa-se questões econômicas culturais, visto que essa divisão foi extremamente pautada em relações de poder entre o Europeu e os povos africanos, além de um desrespeito grandioso com as múltiplas culturas e sociedades inerentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com