TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional Como Estratégia de Impacto no Desempenho da Organização

Por:   •  31/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO

Clima Organizacional Como Estratégia de Impacto no Desempenho da Organização

Nilmara Viana de Souza

TURMA: Adm. 71

        

MARABÁ

2017/11


Nilmara Viana de Souza

MEMORIAL DESCRITIVO

Clima Organizacional Como Estratégia de Impacto no Desempenho da Organização

Memorial Descritivo do Estágio Curricular Obrigatório apresentado ao Curso de Administração, da Faculdade Metropolitana de Marabá, como requisito parcial para obtenção de média avaliativa no componente curricular Bacharel em Administração, sob orientação do prof. Jordânio Silva Santos.

MARABÁ

2017/11


RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar como o clima organizacional pode influenciar na satisfação dos colaboradores, e se a crise econômica vem impactando no clima da empresa Distribuidora Tocantins. No estudo é exposto o papel do RH e as ferramentas essenciais para manter o clima organizacional da empresa. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas elaboradas com duas dimensões, fatores de clima, e organizacional: autonomia, responsabilidades, realização profissional, quantidade e qualidade no trabalho, comunicação, remuneração, carreira, relacionamento com a chefia, valorização profissional, treinamento/desenvolvimento, estabilidade no emprego, condições físicas de trabalho e imagem da empresa. Pretendeu-se assim, mapear as percepções dos colaboradores no ambiente trabalho. A pesquisa foi realizada com 60% dos funcionários da empresa. Os dados coletados foram submetidos a análises e comprovando-se que o instrumento desenvolvido é adequado para a investigação do clima.

Palavras-Chave: Clima organizacional, ambiente de trabalho, colaboradores

Sumário

2. METODOLOGIA        6

2.1. Instrumentos de medição de clima        6

3. RELATO        8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10


1. INTRODUÇÃO

Clima Organizacional são fatores que influenciam direta ou indiretamente o comportamento dos colaboradores de uma organização. Devido a necessidade de manter um clima organizacional saudável, muitas empresas encontram grandes dificuldades com seus colaboradores no exercício de suas atividades profissionais, isso acaba sendo um desafio para as organizações.

A empresa para o estudo de caso é do ramo “ATACADISTA”, onde a disputa e competição pelo mercado são acirradas. Vários aspectos tais como, preços, mix variados, localização, atendimento entre outros, são de extrema importância para conseguir se manter no mercado e crescer economicamente.

As empresas investem pesado na melhoria dos seus produtos, mas não são tão cuidadosos com relação aos seus serviços, tanto os prestados internamente quanto os prestados diretamente aos seus consumidores finais. Investir na gestão do clima é uma estratégia que contribui para melhoria da qualidade dos serviços. Luz, Ricardo (2014, p.29).

A maioria das empresas quando percebe que o desempenho do seu colaborador na atividade que ele realiza não está de acordo com o que foi esperado, começa a imaginar que o problema está na seleção de pessoal malfeita. As empresas precisam entender que a satisfação dos seus clientes externos passa antes pela satisfação do cliente interno. Fica difícil exigir que um colaborador trate bem um cliente quando ele está insatisfeito com salário, com a função que ele desempenha ou com alguma necessidade pessoal.

Dentro das discussões de conceituação de clima organizacional, o autor Luz (2014) traz uma série de contribuições ao processo. Dentre os destaques apontados inclui-se o conceito elaborado pelo diretor da Mc Ber, Almiro dos Reis Neto “os trabalhos envolvendo o clima organizacional destinam-se a identificar quais são os fatores que afetam negativa ou positivamente a motivação das pessoas que integram a empresa”

 

Para que uma organização mantenha o bom desempenho das suas atividades é necessário que o clima organizacional seja mensurado, analisado e trabalhado frequentemente diante todos aspectos negativos.

O intuito da pesquisa na empresa de distribuição de alimentos em estudo é mensurar o nível de clima organizacional da mesma para que a partir dos resultados alcançados com as análises ofereça condições para que o departamento de Recursos Humanos possa elaborar estratégias para enfrentamento dos problemas encontrados nos diferentes âmbitos da organização.

Dentre os possíveis problemas identificados estão inseridos nos processos corporativos, tais como: na gestão da empresa, na credibilidade e motivação e no estilo gerencial sejam solucionados. Isso tudo passa a ser responsabilidade do RH e ir além, com a manutenção de um bom clima organizacional na empresa ele tem a missão de ouvir e manter os colaboradores motivados e satisfeitos para que assim os objetivos da organização sejam alcançados.

Nos dias atuais, a função do RH está além do simples gerenciamento de capital humano, ele passou a ser um agente de mudanças desempenhando um papel muito importante junto ao plano de negócios das organizações e desenvolvendo ações que contribuem para a execução estratégica do negócio.

Para a obtenção do objetivo proposto neste trabalho, foram realizadas pesquisas sobre o clima organizacional em organizações com vistas a promover análises diante da realidade e associar os aspectos relevantes do estudo.

Com essa pesquisa, o RH passa a conhecer os aspectos críticos que devem ser melhorados dentro da organização.

Além disso, é importante que os administradores tenham interesse em conhecer e entender o comportamento das pessoas dentro do ambiente de trabalho. Para Luz, 2003, isso só será possível quando estiverem convencidos e sensibilizados, da importância dos recursos humanos e do clima de suas organizações, e de que só é excelente a empresa que estende excelência á qualidade de vida de seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com