TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto do Arranjo Físico no Clima Organizacional e Nos Resultados de uma Empresa

Por:   •  27/4/2022  •  Exam  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

https://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/noticias/longe-do-convencional-empresa-de-londrina-investe-em-escritorio-moderno-para-inspirar-colaboradores-512478.html

Considerando que o texto da reportagem acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo que aborde o impacto do arranjo físico no clima organizacional e nos resultados de uma empresa, ressaltando a influência de cada uma das principais variáveis estudadas nos processos de trabalho.

R.:

Apesar de atualmente, os benefícios de um bom arranjo físico nas organizações serem amplamente divulgados, muito se debate ainda sobre a sua finalidade. Enquanto uns acreditam que o arranjo físico trata-se, apenas, de uma questão de estética do local, há quem crê que seu planejamento impacta diretamente no clima organizacional e nos resultados do negócio.

De acordo com os estudos de Chase, realizados em 2006, o arranjo físico possui como objetivos principais a redução do período de espaçamento entre o início de uma atividade e o seu término; eficiência do processo produtivo, economia de espaço; utilização eficiente dos equipamentos, redução de materiais nos processos e redução dos custos indiretos. Visto isso, é possível afirmar que o arranjo físico, quando implementado de maneira adequada, facilita o alcance dos objetivos de desempenho da produção.

Em conformidade com o exposto, pesquisas realizadas em 2007, por Villar e Porto, destacam que o arranjo físico, quando implantado de maneira coesa com as características da organização, é capaz de criar um fluxo de processo mais produtivo evitando desperdícios e custos não planejados.

Em contrapartida aos diversos benefícios apresentados, Djalma Rebouças esclarece que o arranjo físico possui algumas implicações que exigem certa atenção do profissional responsável, já que, além de poder afetar o comportamento das pessoas devido a alteração nos métodos e processos do trabalho, o arranjo físico apresenta certo dinamismo relacionado a evolução dos sistemas e ao aprimoramento técnico-profissional dos funcionários alocados no sistema.

Em face aos dados apresentados é possível concluir que o arranjo físico não se trata apenas de uma questão estética do ambiente de trabalho, este vai muito mais além, pois quando implementado em acordo com as características da organização é capaz de influenciar diretamente na melhorias dos processos, na redução de custos de materiais, e proporcionar uma estrutura mais fluida e eficiente na organização, facilitando o alcance de seus objetivos, contudo é necessário ficar atendo as influências de suas variáveis, para que estas não abalem, de maneira negativa, o clima organizacional da empresa e o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com