TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta Seletiva - São Vicente

Por:   •  18/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Desde Maio de 2019, a atuante do setor da coleta seletiva do município de São Vicente é a Cooperativa Natureza. Ela recolhe, recicla, reutiliza e reaproveita os resíduos sólidos contribuindo para o meio ambiente, mas além disso, trabalha adequando essas ações com a conscientização da sociedade em transformar essas atitudes em hábitos geradores de emprego e oportunidades de renda, possibilitando a inclusão social da população mais vulnerável. (COOPERNATUREZA, 2021)

Entre as ações da empresa está o Projeto Lixo Inteligente do qual fazem parte o Ateliê de Artesanato e Marcenaria, que trabalham com a formação de jovens. A divulgação desse projeto é feito de forma independente, nas principais redes sociais, através de fotos e conteúdos que buscam trazer visibilidade e incentivar práticas sustentáveis. Apesar do grande potencial, ao acessar seus perfis no Instagram e Facebook é possível observar que quase não há engajamento com a população e cada uma das redes conta com menos de 200 seguidores. (NATUREZA, 2021a; NATUREZA, 2021b)

Nota-se o baixo interesse populacional em diversas ações que são promovidas em parceria com a prefeitura de São Vicente. Atualmente a prefeitura disponibiliza um cadastro para aprimorar as rotas da Coleta Seletiva, possibilitando atender os munícipes que têm interesse contribuir com o recolhimento de resíduos (PASCHOAL, 2021), mas até o momento não há indicativos que essa medida tenha favorecido o aumento da coleta.

Outro exemplo ocorreu em Julho de 2021, quando a prefeitura promoveu palestras sobre Educação Ambiental e Resíduos Sólidos voltadas para educação de estudantes (HENRIQUE, 2021), e obteve baixísima audiência, a máxima atingindo 250 acessos (SEDUC, 2021), quando existe uma quantidade estimada de 159 instituições de ensino na cidade (entre educação infantil, fundamental, jovens e adultos)(MAPS, 2021).

A falta de envolvimento e incentivo dos diversos setores responsáveis, é um reflexo da atual integração da sociedade local com o tema sustentabilidade. A população permanece alheia e distante de praticar simples hábitos como a separação do lixo e de desenvolver consciência ambiental.

De acordo com o Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico, divulgado em 2018, o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos sólidos na Região Metropolitana da Baixada Santista, ainda são muito limitados e demandam ações planejadas de longo prazo, além de uma mudança cultural local. (PMSV, 2018)

No caso da Cooperativa analisada, isso se torna um obstáculo para alcançar com excelência os objetivos do projeto, pois a demanda de profissionais contratados e a quantidade de cursos oferecidos também depende da quantidade de materiais coletados (LITORAL, 2019), dessa forma, o retorno para o desenvolvimento da cidade se mantém deficiente.

Não bastam somente os projetos sustentáveis se não existirem campanhas de divulgação efetivas e posicionamento governamental decisivo que ajude e os munícipes a conhecerem a importância de seu papel contributivo como cidadãos.

REFERÊNCIAS:

COOPERNATUREZA. Parceria com a Prefeitura de São Vicente. São Vicente, 02 mai. 2021. Disponível em: <http://coopernatureza.com.br/index.php/noticias/> Acesso em: Acesso em: 16 out. 2021

HENRIQUE,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com