TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Análise Multissemiótica Pode Colaborar Para O Letramento Midiático

Por:   •  12/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LITERATURA

DIEGO MACLAUDIO GOMES GONÇALVES

Fabricando mentiras, reconstruindo verdades: como a análise multissemiótica pode colaborar para o letramento midiático.

Feira de Santana - BA

2022

DIEGO MACLAUDIO GOMES GONÇALVES

Fabricando mentiras, reconstruindo verdades: como a análise multissemiótica pode colaborar para o letramento midiático.

[pic 2]

Feira de Santana

2022

FABRICANDO MENTIRAS, RECONSTRUINDO VERDADES: COMO A ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA PODE COLABORAR PARA O LETRAMENTO MIDIÁTICO. 

O processo educativo do século XXI está entrelaçado com as realidades que não foi vista, segmentos que na maioria das vezes, não fazem parte do campo educacional, mas a educação é um espelho social que se deve trabalhar as mudanças sociais e preparar os educandos para o que eles vão enfrentar, assim, é preciso está a par das transformações e manter se atualizada para mediar o conhecimento no processo de ensino e aprendizado.

 Se numa perspectiva de estudos textuais mais tradicionais isso só é percebido na perspectiva oral do mundo contemporâneo as mudanças na comunicação impulsionadas principalmente pelo desenvolvimento da tecnologia digital contribuíram para as mais diversas possibilidades de realce de estruturas de texto. sons, cores, imagens, formas, movimentos, texturas, símbolos e gesto, entre outras marcas, o presente é fundamental, tanto para a composição de textos e estratégias discursivas, quanto para a compreensão do processo interativo. Claramente, essas mudanças exigem sujeitos preparados não só para entender. A diversidade de signos linguísticos que compõem uma língua, mas também trata das línguas dentro de seu escopo semiótica múltipla. Mas como são constituídos os diferentes símbolos? Como eles geram sentido e sentido na linguagem?

Etimologicamente, o termo semiótica vem da raiz grega semeion, que significa signo. Nesse sentido, a semiótica é uma ciência é estudo dos signos e, portanto, a "ciência geral de todas as línguas" (SANTAELLA, 2007, p. 7), ao contrário da linguística, que conduzir o estudo científico da linguagem. E, embora à primeira vista a semiótica pareça ter entrado em outros campos de estud os signos também estão envolvidos, como a psicologia, a antropologia, a biologia, a musicologia, a literatura e a própria linguística, “Seu objeto de estudo é diferente do deles, porque é o ponto de vista que cria o objeto” (SANTAELLA; NÖTH, 2004, p. 76). Existir caso de semiótica, [...] O que importa são todos os tipos possíveis de signos, linguísticos, não linguísticos e naturais, suas representações, extensões e mensagens; e todos os seus comportamentos e propriedades.

As fakes  News  são algo que sabemos quase sem tropeços. Jornalismo é a divulgação por algum meio - do boca a boca, panfletos, jornais, notícias de rádio, telejornais às redes sociais digitais - de alguns eventos, ocorrências, fatos e situações vivenciadas em qualquer âmbito da realidade. Para ser notícia, um evento precisa ser transmitido. Os eventos são muitos, desde os mais triviais aos mais sensacionais. Nos jornais, as colunas sobre o assunto apareciam ininterruptamente. Esses temas envolvem tendências políticas extremas que levam à disseminação incontrolável de notícias falsas. Eles também lidam com órgãos de fiscalização que se reúnem em pools de órgãos para combatê-los. Por um lado, também lidam com a ambivalência da disponibilizando seus recursos para detectar traços linguísticos e padrões de desinformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (301.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com