TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Combater Fake News

Por:   •  4/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Impacto e combate das Fake News.

Com A forte presença das redes sociais  em nossa sociedade atual está cada vez mais comum presenciarmos casos de fake news, que em sua tradução literal para o portugês significa noticia falsa. esse termo começou a ser ultilizado e se popularizou recentemente, virando pauta em debates politicos, no ambito acadamico e em diveros meios de comunicação

esses casos tendem a aumentar principalmente nos periodos eleitorais, onde candidatos e seus apoiadores tendem a criar informações tendenciosas e muitas vezes falsas a fim de prejudicar o seus oponentes ou então dizer que o candidato tenha realizado alguma obra benefica para a sociedade sem que o mesmo tenha feito.

Entretanto as fake news não estão apenas no meio politico, e qualquer pessoa seja ela anonima ou famosa pode acabar sendo vitima. são diversos casos de pessoas famosas que acabaram sendo noticiadas como mortas na internet porém estavam vivas, e pessoas comuns que acabaram tendo sua vida prejudicada por conta de falsas acusações, feitas por meio das redes sociais e que acabaram se espalhando.

Criar ou divulgar noticias falsas a respeito de alguém pode se enquadrar no crime de calunia e difimação, que segundo o codigo penal brasileiro a pena pode acarretar em até dois anos de prisão, porem por conta da impunidade muitas vezes não ocorre nada, Segundo a filosofa francesa simone beuvoir ´´O mais escandaloso dos escandalos é que nos habituamos com eles´´, esse fato pode ser facilmente relacionado com as fake news, tendo em vista que ela está cada vez mais presente em nossa sociedade e pouca coisa é feita a respeito disso.

portanto é papel fundamental do Estado, incluindo o governo federal junto ao poder legislativo, criarem leis rigidas para aqueles que divulgarem ou criarem noticias falsas, também é necessaria a criação de campanhas atravez de propagandas pelos meios de comunicação que alertem a população sobre os perigos da fake news e sobre a necessidade de checar as fontes das informações compartilhadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com