TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-VERDADE, FATOS ALTERNATIVOS E FAKE NEWS

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 3

PÓS-VERDADE, FATOS ALTERNATIVOS E FAKE NEWS

A verdade esta ligada diretamente com a comprovação, a lógica de estudos e experiências. Na lógica matemática por exemplo não é baseada em opiniões, pode-se ser estudada através da física quântica e filosofia etc. Através da lógica formal, a técnica de utilização de métodos científicos utilizados na pesquisa para comprovar fatos. A forma de definir se essas verdades são únicas, é utilizando os métodos para analisar e chegar a resultados diferentes através dos estudos obtidos. O fato tendo relação direta com a verdade, ao definir-se ao que tudo que é real é verdade.

O termo pós-verdade foi dicionarizado pela “Oxford Dictionaries” em 2016, utilizado por pessoas páginas do mundo político e jornalístico. Qualquer coisa que seja colocada como uma verdade e que posa ser discutida, colocando em jogo o questionamento. Ao invés de usar a verdade para que as pessoas aceitem as coisas como elas são, cria-se situações aparentes para poder convence-lo. O mais importante na pó-s verdade é o que parece ser, do que realmente é. Ao se referir a pós-verdade, termo utilizado em um artigo pela primeira vez de Steve Tsich, publicado em 1992 sobre o temática da primeira Guerra do Golfo no qual Tsich afirmou “nós, como povo livre, decidimos livremente que queremos viver em uma espécie de mundo pós-verdade”, referindo-se a verdade como algo não tem tanta importância. Sua origem pode ser assim traçada entre os relativistas pós-modernos na década de 70: relativação e multiplicação da verdade em “verdades” e em “grandes narrativas”.

Sócrates utilizava a ironia como forma de dialogar entre as pessoas, acreditava que as pessoas deveriam ter a necessidade de compreender as coisas, ao contrário dos sofistas, que acreditavam que se deveria fazer entender a mensagem.

Na campanha presidencial de Donal Trump, viralizaram notícias de que o Papa Francisco teria declarado apoio, logo a Trump que certa vez se referiu como não-cristão por conta de sua posição sobre os imigrantes. Assim a assessora especial do presidente Donald Trump, Keelyanne Conway cunhou o termo em entrevista ao “Meet de Press”, programa jornalístico do canal de televisão NBC dos Estados Unidos. Ao argumentar que Trump havia apenas escolhido “fatos alternativos” para sustentar a sua afirmação.

As “fakes news” são meios de comunicação especializados para criar notícias falsas para atingir um certo público, mais voltado para a política, Ao copiar matérias de sites, são realizadas alterações para modificar as informaçõesm fundadas na realidade objetiva, essas falsas notícias tem o propóstio exatamente de disseminar falsidades, para prejudicar alguém numa situação, como os candidatos em uma disputa que são diretamente prejudicados em suas reputações. Com as grandes marcas e empresas empenhadas em um propósito pela verdade, é a melhor forma para não colocar em verdade falsas notícias de fontes não confiáveis.

A publicidade trabalha com a criatividade, com a ficção. Tendo a capacidade de criar um mundo que não existe. Nos anos de 1990 o conceito de marca torna-se mais importante que a forma, o design, o desenvolvimento do produto em si. Além da marca, o mercado financeiro soma-se a marca, definindo conceitos e verdades consolidadas. A “nova economia” impulsionada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com