TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1-Como A Contabilidade Auxilia O Gestor

Exames: 1-Como A Contabilidade Auxilia O Gestor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 8

1-Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

A Contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir seus objetivos organizacionais. Independentemente do tipo de organização, os gestores beneficiam-se quando a contabilidade fornece informações que os ajudam a planejar e a controlar as operações da organização.

Objetivo da informação contábil é ajudar na tomada de decisões. O entendimento da informação contábil propicia a tomada de uma decisão melhor e mais fundamentada. A contabilidade gerencial dá todo embasamento contábil para que os gestores façam um planejamento e controle das despesas, custos fixos e custos variáveis, referente à atividade atribuída à empresa.

2-Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

A Contabilidade é mais visualizada como um bem necessário a função financeira. Considera-se que a função contábil deve ser controlada pelo vice-presidente financeiro. Há duas diferenças básicas entre a Administração Financeira e a Contabilidade, uma se refere ao tratamento de fundos e a outra à tomada de decisão.

Ênfase no fluxo de caixa

- Contador: regime de competência.

- Administrador: regime de caixa.

Na tomada de decisão

- Contador: volta sua atenção para apresentar e coletar dados financeiros.

- Administrador: analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais, baseado em suas avaliações acerca dos riscos e retornos inerentes.

Concluindo-se, o Contador, tem a função básica de desenvolver e fornecer dados para verificar o desempenho da empresa, enxergar a situação financeira e pagar impostos. Ele é quem prepara as demonstrações financeiras com base de que as receitas devem ser reconhecidas por ocasião das receitas e das despesas quando incorridas.

Já o objetivo do principal do Administrador é maximizar lucro.

3-Das diferentes profissões que o contador pose atuar, qual você escolheria e por quê?

O Contador pode atuar em diversas funções tais como:

• Empregado de pessoas jurídicas, trabalhando no departamento fiscal, pessoal ou de escrituração contábil.

• Atuário junto a seguradoras, bancos, prefeituras, administradoras de planos de saúde.

• Auditor externo, interno e independente.

• Consultor, na elaboração das demonstrações contábeis; como proprietário ou sócio de escritório contábil, realizando consultoria tributária, societária, de custos, finanças, etc.

• Perito contábil e demais atividades que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas; como funcionário público, atuando como agente fiscal de tributos federal, estadual e municipal.

• Analista de contabilidade.

• Professor da área contábil.

• Assessor, na prestação de serviços.

• Pesquisador.

A atuação mais interessante do contador é a AUDITORIA, pois o seu principal objetivo é verificar se tem falhas na contabilidade da empresa, ou seja, é uma tarefa desafiadora, pois é feito uma radiografia da empresa para poder ajudar na tomada de decisão e sugerir novas estratégias para a empresa, se for o caso. Além de ter uma ótima remuneração.

4-Elabore um redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.

Os primeiros sinais da contabilidade surgiram em cerca de 4.000 a.C.. Entende - se que desde as épocas mais antigas os homens praticavam atos de trocas de mercadorias, com a preocupação mais simples de aumentar suas posses. A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar suas riquezas.

Historicamente a contabilidade precisou de três elementos para se desenvolver: números, escrita e a existência da moeda. No início, esses registros eram realizados através de pequenas peças de argila. No Egito há milhares de anos, utilizava-se o papiro que deu origem aos livros contábeis.

À medida que o homem começa a possuir maior quantidade de valores, passa a aumentar a preocupação em saber o quanto vai lhe render.

Com a evolução tecnológica e a ampliação das necessidades sociais, como um todo, houve também a ampliação do leque de usuários potenciais da contabilidade, criando-se a necessidade da empresa evidenciar suas realizações para a sociedade, contrariamente ao que acontecia antigamente, quando a contabilidade tinha por objetivo informar apenas ao dono qual o lucro obtido pela empresa em determinado período.

Com o surgimento do mercado globalizado que acirrou a concorrência, a informação contábil tornou-se imprescindível, estratégica para a subsistência e criação de vantagem competitiva para possibilitar que as empresas locais competissem com as grandes corporações transnacionais, e para que estas dispusessem das informações necessárias para poder avançar e expandir mundialmente.

Passo 2

Fazendo uma análise de tudo que é movimentado dentro da empresa, temos que usar alguns conceitos da contabilidade, que é fundamental para distinguir e saber o que é bens, direitos e obrigações, comparando uns com outros, podemos ver que existe algumas diferenças, mas sempre um vai estar ligado ao outro, até chegar ao patrimônio líquido da empresa, que é o seu objetivo principal.

Todos os bens da empresa são algo físico e que está reservado e que pode ser usados por eventuais necessidades, e que pode ser um bem físico adquirido ou aplicado.

A obrigação da empresa é algo muito importante para o seu crescimento e sustentabilidade no mercado, pois seguir os padrões, e o jogo de regras e lei constitucionais, governamentais, e Estaduais, é cumprir com as suas obrigações. E sempre se manter em dias com seus clientes e Funcionários.

O patrimônio é tudo que a empresa investiu e gastou durante um período de investimento, somado as suas obrigações. E as empresas esperam obter ao final de um longo prazo todos os investimentos calculados, já podendo ter uma visão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com