TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a negociação faz parte da minha vida?

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EAD 381/156 – NEGOCIAÇÃO E ARBITRAGEM

COMO A NEGOCIAÇÃO FAZ PARTE DA MINHA VIDA?

ALUNA: LUCIANA AMORIM PROSDOCIMI DE LIMA                                     MATRICULA: 12.1.5164

COMO A NEGOCIAÇÃO FAZ PARTE DA MINHA VIDA?

A negociação está presente o tempo todo em minha vida, mas é mais complexa e marcante quando se refere ao trabalho. Eu trabalho na maior delegacia da Receita Federal do Brasil, a DERAT/SP. A área que trabalho é a assessoria de planejamento, que assessora diretamente a chefe dessa delegacia, que é chamada de delegada. A função dos assessores de planejamento, dentre outras é gerir o portfólio de projetos. Esse portfólio de projetos deve ter como objetivo a melhoria dos indicadores da delegacia e o alcance das metas estabelecidas. Os indicadores e metas também são assuntos trabalhados pelos assistentes de planejamento, e, por conter informações gerenciais, servem como base para a tomada de decisões da delegada. Essas decisões incluem o portfólio de projetos, que, por ser um meio para atingir as metas é de grande importância para o sucesso da delegacia.

Nesse contexto, a atividade da assessoria de planejamento é de grande responsabilidade. Os dados apresentados subsidiam a tomada de decisões importantes. Por isso, a forma de apresentação desses dados pode ser direcionada para que a delegada tome determinada decisão, que foi debatida previamente e escolhida como a melhor pelos assessores de planejamento e demais setores. Portanto, o trabalho da assessoria envolve também uma negociação constante com a delegada, seja ela direta ou não. Como a palavra final é sempre da delegada, cabe aos assessores e demais chefes a convencerem do seu ponto de vista. Porém, devido a fatores políticos e pessoais, como orgulho, essa negociação é, na maioria das vezes, bastante complicada.

O início do ano é a época definida para a entrega do portfólio de projetos do ano. No âmbito das delegacias, essa entrega acontece em duas fases: na primeira, os setores da delegacia propõem os projetos para a delegada, e se aceitos, passam a fazer parte do portfólio de projetos da unidade. Na segunda, cada unidade entrega os projetos locais para a superintendência e propões projetos regionais. Nesse ano, após levantar diversos dados e pensar bastante a respeito, a delegacia propôs um projeto regional, que envolve a otimização do trabalho envolvendo restituições e compensações. A proposta se deveu ao fato de esse trabalho apresentar diversos problemas. Devido ao caráter sigiloso do assunto, não serão mencionados detalhes dos problemas e nem do projeto, que para esse texto será denominado de projeto “X”.

A primeira fase de negociação do projeto X ocorreu há algum tempo, no ano de 2014. Nessa etapa, os chefes dos setores envolvidos apresentaram a proposta para a delegada. Foi quando a ideia surgiu e foi prontamente aceita. A partir daí, o projeto foi escrito conjuntamente pelos setores envolvidos, pela assessoria de planejamento e por outros setores técnicos que ajudaram no caso, como o de processos.

A próxima fase envolvia a apresentação dos projetos regionais a superintendência, em uma data pré-estabelecida. Essa apresentação foi realizada pela delegada, em fevereiro. O objetivo era convencer o superintendente a aceitar a patrocinar o projeto que havia sido desenvolvido. Nessa reunião, que contou com a presença da assessoria de planejamento, a negociação não obteve êxito. A delegada não soube apresentar a proposta, por não ter conhecimento suficiente do assunto. O superintendente, por algum motivo desconhecido, não estava muito disposto a ouvir, e quando ouvia, questionava pesadamente as propostas. A delegada, por sua vez, não conseguia responder os questionamentos e a proposta do projeto “X” acabou por ser rejeitada. Portanto, a delegada falhou nessa parte da negociação.

Apesar da falha de negociação, todos da delegacia estavam convencidos da importância do projeto e da necessidade de sua aprovação. Entretanto, movida por orgulho, a delegada não queria mais defender o projeto. O plano da delegada era simplesmente esquecer o assunto. A assessoria de planejamento e os demais setores não pensavam da mesma forma. Assim, começaram a pesquisar o assunto mais profundamente, de forma a responder as questões do superintendente e embasar bem todos os elementos do projeto. A negociação agora seria entre os setores da delegacia, o que me inclui, e a delegada. O objetivo seria convencer novamente a delegada da viabilidade do projeto, para que ela tentasse negociar novamente com o superintendente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com