TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como as condições sociais, políticas e econômicas da época podem ter influenciado a atuação de Graciliano como gestor público

Por:   •  16/5/2015  •  Resenha  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno:

1. Como as condições sociais, políticas e econômicas da época podem ter influenciado a atuação de Graciliano como gestor público?

  Vamos cometa em poucas palavras, uma figura de personalidade forte e ao mesmo tempo uma pessoa simples, mais preocupado com questões sociais essa pessoa notável é Graciliano Ramos.

         Devemos lembra que nessa época em que os gestores públicos não se submetiam a qualquer controle efetivo do estado e muito menos da justiça, Ele sempre procurava manter a sua gestão rigorosa transparente e sempre objetivando o controle financeiro pra não ter desperdício do dinheiro público com uma administração pública impessoal, e, governando pra todos e não só um grupo.

         Como diz Coelho, Ricardo “Em todos os regimes, democráticos ou não, a força do governo poderá também de sua capacidade de identificar necessidade e anseios sociais e transforma-los em políticas públicas que produzam resultados na sociedade, e dando resposta efetivas aos problemas que pretende enfrentar”. (Coelho, Ricardo. 2012, p19). Ou seja, em sua administração ele como prefeito Não favorecia ninguém assim, perdendo vários amigos, nessa cidade chamado Palmeira na verdade todos desejavam ter autoridade de prefeito de modo irregular nesse tempo, como o gestor tinha que ter rigidez nas decisões. Para que os Chefe militar, os soldados, diversos que ambicionassem administrar a cidade. Nessa época Cada pedaço do Município tinha a sua administração privado, na verdade esse tempo existia a figura de prefeitos Coronéis e Prefeitos inspetores de quarteirões. Pois, essas pessoas tinha o poder locais. E isso, o Graciliano Ramos fez em sua administração como ferreamente pra melhora a cidade e o povo nela que vivia, e assim, esforçando da prestação de contas dos estados portanto moralizado a sua gestão.

Referências bibliográficas:

Coelho, Ricardo Corrêa Estado, governo e mercado / Ricardo Corrêa Coelho. – 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012

2. Quais aspectos da experiência de Graciliano Ramos como gestor você considera que pode (e deve) ser apropriado a prática da gestão pública de hoje?

           Nesse tempo, na verdade, ele foi o impulso da eficácia da administração, um tempo que não existia controle externo e a fiscalizações era feito de modo capenga, e, esse modo de governo revolucionou a politica Brasileira. Em suas diversas obras, verificamos alguns pontos positivos na administração pública como: aplicou Código de Posturas, Concordância com seus princípios éticos e a moralidade na administração públicas, abolido à corrupção, enfrentou a elite e cortando os privilégios, todos era iguais no seu governo pobre ou ricos tinha direitos iguais; fez questão de efetivar em seu governo a transparência pública, concretizou a prestação de contas nos atos/contas/gostos administrativos. Mais, o que ficou mais referenciado, era o modo de transparência na sua administração.

           Com as qualidade de boa gestão de Graciliano Ramos, efetivando a ética na administração pública, devemos referência as palavras de Fonseca, Nanci quando afirma que “Quando praticada na administração pública, a corrupção expõe um universo de inversão de valores no qual prevalecem interesses particulares em detrimento dos interesses públicos”.(Fonseca, Nanci. p 02,2014). Assim, Graciliano teve eficácia da administração, pois, sempre fazendo o trabalho público olhando pra sociedade.

          E com sua capacidade de demostra a sua eficácia, chegando a publicar dois relatório demonstrativos pra sociedade de modo fácil de entendimento a linguagem simples pra que a sociedade soubesse que estava passando na sua gestão. Se analisamos hoje usamos esse modo de demonstração, que temos no princípio da administração pública, princípio da publicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com