TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como melhorar a tomada de decisão e a gestão do conhecimento

Seminário: Como melhorar a tomada de decisão e a gestão do conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Seminário  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

 Atividade Colaborativa Aula-tema 07: Como melhorar a tomada de decisão e a gestão do conhecimento

Chegou o momento da entrega de todo o material produzido, ao longo das atividades colaborativas, por você e seu grupo. Este material resultará numa entrega final, a ser postada por um único integrante da equipe. Portanto, para que esta entrega ocorra de maneira correta, atente às orientações descritas a seguir. As planilhas eletrônicas são poderosas ferramentas para auxiliar na organização e identificação de padrões, principalmente quando trata-se de um volume considerável de dados. Normalmente, esses aplicativos integram pacotes do tipo office. Um dos mais completos e disparado o mais utilizado pacote do mercado é o Microsoft Office, e o aplicativo de planilha eletrônica, o Excel. Além das funcionalidades básicas compatíveis com uma planilha eletrônica, o Excel possui um recurso especial para tratar grande massa de dados e fornecer respostas para importantes perguntas estratégicas. Este recurso é a tabela dinâmica, criado com a versão do Excel lançada em 2007, que permite a construção de uma tabela capaz de exibir duas ou mais dimensões de dados num formato conveniente. Como característica principal desse recurso, temos a facilidade de relacionar campos, filtros e combinar funções matemáticas como média, somatório, desvio padrão, frequência, entre outros.

Passo 1: Abra o arquivo, formato do Excel (Clique aqui), que contém o extrato das transações comerciais ocorridas no site da empresa de para-choques num determinado mês. Identifique nesse arquivo as seguintes colunas e dados:

 ID: identificação numérica da transação.  Data: dia da ocorrência da transação.  Hora: hora exata da transação.  Loja: revendedor que fez a transação.  Tipo: registro do tipo de movimentação realizada. a) Efetuado: venda registrada e faturada. b) Reservado: venda registrada, ainda não faturada. c) Cancelado: venda registrada, faturada e cancelada (devolução).  Valor: valor da transação, em Reais.

© DIREITOS RESERVADOS Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Passo 2: Utilize o recurso de tabela dinâmica do Excel para gerar informações úteis para tomadas de decisão. Crie quantas tabelas e gráficos achar necessário. Relacione os campos relacionados a data, hora, loja, tipo e valor, utilizando filtros para melhor exibir os resultados sobre os valores das transações relacionadas a vendas, datas, períodos, melhores compradores, entre outras informações. Dica: O grupo deve utilizar o fórum de discussão para determinar as tabelas e gráficos que serão criados.

Passo 3: Elabore um relatório, utilizando os resultados obtidos no passo anterior, e publique no site da empresa de para-choques - no formato de uma página. Dica: Leia o capítulo do livro-texto sobre a utilização de tabelas dinâmicas para apoiar a tomada de decisão. Procure informações e exemplos na Internet. Como sugestão, visite a página da Microsoft – disponível em: <http://www.microsoft.com/pt-br/default.aspx>. Acesso em: 05 Jul.2012.

Passo 4: Para finalizar, a equipe deve utilizar o fórum de discussão para sistematizar a atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com