TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento do valor do negócio pode melhorar o controle

Projeto de pesquisa: Conhecimento do valor do negócio pode melhorar o controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2-REFERENCIAL TEÓRICO........................................,,,,.......................................5

2.1 - O conhecimento do custo de uma empresa pode contribuir para uma melhor gestão.

2.2 - GESTÃO ECONOMICA (GECON).

2.3 - ABC, PALAVRA – CHAVE ESTUDO DE CASO, ABC .

2.4- COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS NO MERCADO ATUAL.

2.5 – FATOR QUE AJUDA A COMPETITIVIDADE.

CONCLUSÃO............................................................................................................09 REFERÊNCIAS....................................................................................................10

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa, de caráter exploratório, visa proporcionar maior familiaridade a gestão de custos, com vistas a torná-lo um elemento definidor para a tomada de decisões gerenciais. Justifica-se por tratar de um assunto diretamente ligado a um cenário onde mudanças contínuas e rápidas conduzem a novas estratégias empresariais, sempre com o objetivo de aumentar produtividade e reduzir custos. Envolve levantamento bibliográfico; a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e, atualmente, de material disponibilizado na Internet.

O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA PODE CONTRIBUIR PARA A SUA MELHOR GESTÃO?

O uso da contabilidade de custos nas empresas auxilia seus gestores no controle e nas tomadas de decisões, ampliando a visão dos mesmos sobre o negócio. A abrangência do uso da contabilidade de custos por empreendedores que não possuem conhecimento aprofundado sobre tal assunto pode ser facilitada por meio de uma linguagem mais acessível sobre gestão de custos, aproximando a teoria da prática, e tornando visíveis os resultados que em relação à rápida reação às oscilações do mercado esse controle poderá oferecer ao empresário, principalmente.

GESTÃO ECONÔMICA (GECON).

O Sistema de Informação de Gestão Econômica (GECON) foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores liderado pelo Professor Castelli, que criou uma linha de pesquisa no Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, no final dos anos 70. De acordo com Catelli "o GECON significa administração por resultado, tendo como objetivo a otimização dos resultados por meio da melhoria da produtividade e de eficiência operacionais". Este autor também enfatiza que o escopo do GECON é inteiramente voltado para a eficácia empresarial, cuja concretização se verifica pela otimização do resultado econômico. Na concepção de Catelli e Guerreiro "o GECON é estruturado dentro de uma concepção 'holística' e compreende a integração dos seguintes elementos: modelo de gestão, modelo de decisão, modelo de mensuração do resultado, modelo de informação.

ABC, PALAVRAS-CHAVE: ESTUDO DE CASO, ABC, DISTRIBUIDORA DE MERCADORIAS.

Trata-se de estudo de caso sobre a aplicação do Custeio Baseado em Atividades (ABC) efetuada em empresa que atua na distribuição de mercadorias. O estudo teve por objetivo identificar o efetivo consumo de recursos destinados aos processos de compra e de venda pelos três principais segmentos de mercado em que a entidade atua, no sentido de melhorar sua análise de rentabilidade. Após efetuar uma revisão da literatura sobre os principais aspectos do ABC, descreve-se o estudo efetuado. Inicialmente, faz-se a caracterização da empresa em que foi efetuada a pesquisa. Em seguida, apresentam-se os detalhes da implementação do ABC, comentando os procedimentos realizados para tal finalidade. Por último, são mencionadas as informações gerenciais mais relevantes que puderam ser obtidas pelo uso dessa forma de custeio.

COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS NO MERCADO ATUAL

Uma das principais características do atual ambiente organizacional é a necessidade das empresas atuarem de forma conjunta e associada. Desta forma, surge como possibilidade concreta para o desenvolvimento empresarial, os modelos organizacionais baseados na associação, na complementaridade, no compartilhamento, na troca e na ajuda mútua, tomando como referência o conceito de redes advindo, principalmente da Sociologia. As redes de empresas representam uma forma inovativa de obter competitividade e sobreviver no mundo globalizado.

A partir do crescimento da internacionalização da economia intensificou-se a necessidade da reorganização dos fatores produtivos e os modos de gestão empresarial com a finalidade de compatibilizar a organização com padrões internacionais de qualidade e produtividade.

Devido a esse fato, as organizações adotam novas formas de gestão de trabalho, nos seus produtos e nos seus processos de produção, inovando na preocupação de se ajustar com as exigências mundiais. É lógico pensar que o uso da tecnologia têm significativas implicações nos processos produtivos e condicionam as empresas na adoção de novas estratégias. Entre essas estratégias encontram-se a formação de redes entre empresas, uma prática atual que pretende garantir sobrevivência e competitividade principalmente das pequenas e médias empresas, criando desta forma, uma nova arquitetura organizacional e inovando na formação de relacionamento entre empresas.

Alianças Estratégicas entre Empresas De acordo com RIBAULT et al. (1995), existe um grande número de tipos de alianças estratégicas entre empresas grandes, médias e pequenas. São em geral constituídas para atacar mercados precisos com o objetivo de se apossarem de partes de mercados em detrimento de concorrentes que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com