TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o impacto da sustentabilidade coorporativa pode afetar nas finanças pessoais dos colaboradores

Por:   •  6/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

Para falarmos de sustentabilidade empresarial, primeiramente é preciso expor que hoje há uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.

 Quando se menciona desenvolvimento sustentável, uma vez que muitos utilizam o termo para designar a expectativa de que o país entre numa fase de crescimento que se mantenha ao longo do tempo, faz com que tal forma de desenvolvimento pressuponha a expansão econômica permanente, gerando melhoria nos indicadores sociais, além da preservação ambiental. ALTENFELDER (2004, apud, Araújo 2006 pág. 07)

Sustentabilidade é a capacidade de se auto sustentar, de se auto manter. Uma atividade sustentável qualquer é aquela que pode ser mantida por um longo período indeterminado de tempo, ou seja, para sempre, de forma a não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período. Pode-se ampliar o conceito de sustentabilidade, em se tratando de uma sociedade sustentável, que não coloca em risco os recursos naturais como o ar, a água, o solo e a vida vegetal e animal dos quais a vida (da sociedade).  PHILIPPI, (2001, apud, Araújo 2006 pág. 08)  

Segundo o livro de gestão ambiental e responsabilidade social corporativa, da autora Tachizava Takeshy, na sua 8ª edição, um dos maiores desafios que o mundo enfrenta neste novo milênio é fazer com o que o mercado se protejam e melhorem a qualidade do ambiente, mediante tal situação o emergisse uma indagação sobre a possibilidade do surto de preocupações passageiras que gerariam ônus para as empresas, mas a própria indagação é quebrada quando a confederação prova ao contrário,  revelando que 68% dos consumidores brasileiros  estariam disposto a pagar por um produto que não agredisse o meio ambiente.

Nessa nova percepção de mercado, ao qual pode-se chamar de novo modelo de gestão empresarial, o Bovespa (2006, apud, Silva, pág 2.  Afirma que, no mercado financeiro internacional e nacional, investidores têm privilegiado empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para investir seus recursos. Esses tipos de investimentos denominados “investimentos socialmente responsáveis” (SRI) consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista a longo prazo, pois se apresentam mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais.

 Dois princípios têm fundamental importância na promoção da sustentabilidade empresarial: governança corporativa e inovação. Somente apoiada em boas práticas de governança corporativa uma empresa pode assegurar que os interesses das diversas partes interessadas sejam preservados, e uma empresa sustentável é justamente aquela que reconhece e valoriza a sua interdependência não só com agentes internos, como os seus colaboradores, mas também com atores externos à empresa, como fornecedores e clientes. Já a inovação é o elemento catalisador da mudança de paradigma acima mencionada, criando novos produtos, redesenhando processos existentes e repensando o modelo de negócios da organização. Lins 2007.

Nesse contexto, diversas pesquisas têm analisado as formas de se avançar neste sentido e a Gestão de Recursos Humanos (GRH), é citada como essencial, uma vez que as pessoas são consideradas o recurso mais valioso de qualquer organização (KHAN; FAROOQ; ZAREEN, 2010) e são apontadas como peças-chave para o seu crescimento e a competitividade. (GRUMAN; SAKS, 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com