TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos e lucros agregados por meio de colaboradores motivados

Por:   •  25/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

Impactos e lucros agregados por meio de

colaboradores motivados

No decorrer da evolução do mundo empresarial pode-se observar o crescimento independente do investimento e do estudo no lado motivacional. Consagrado como pai da administração Frederick Taylor foi um cientista que deu um grande salto na estrutura funcional das empresas, seu sucesso foi indiscutível e até hoje levamos em consideração varias de suas teorias, tornando o um dos principais exemplos de sucesso sem investimento na aérea de recursos humanos de uma empresa. Podemos observar a cenoura de Druker (1991, p.314) como um principio da aplicação motivacional para os colaboradores, que alertava: “É precisamente o crescente nível de expectativas materiais que torna a cenoura das recompensas materiais cada vez menos eficaz como força de motivação e como instrumento administrativo”. Associando a as próprias empresas inferimos que a cenoura nunca se tornará um vilão para a mesma. Em meio a um cenário que as empresas se encontram durante seu crescimento em que a tecnologia não é um problema, a inflação é estável e não a o crescimento esperado, nos deparamos com o vicio que a cenoura proporciona as empresas. E o vicio da cenoura é o que sustenta a busca pelo aprimoramento de questões internas como a motivação.

Para gerar essa soma nas empresas enfrentamos logo a complexidade da motivação, que é estar lidando com o ser humano. Para que haja a motivação dentro de seus funcionários, deve-se fazer um estudo individual a cada um e com constante manutenção. Mas os ganhos que esse trabalho proporciona vão além do financeiro.

A parte inicial do processo de implementação da motivação em uma empresa consiste no altruísmo. Esse é o ponto em que todos deveram chegar e manter dentro de uma empresa, os retornos serão espontâneos, mas manter este nível é uma luta constante. Com o nível de altruísmo alcançado nota-se instantaneamente a melhora no ambiente de trabalho, os funcionários exerceram sua profissão para com os demais e com destaque a empresa. Um funcionário que segue o raciocínio da empresa se torna um solucionador de problemas e sempre vai além prevenindo os futuros, ele tende a seguir o raciocínio do gestor. Bergamini (1994, p.195) “[...] A pessoa intrinsecamente motivada se auto lidera sem necessidade que algo fora dela a dirija. Seria possível, então, afirmar que, estando intrinsecamente motivada, a pessoa seja o líder de si mesma”.

Apesar dos benefícios citados a cima, seria uma barreira a mais para o investimento motivacional nas empresas, caso não houvesse a “cenoura” dos empresários. Devido aos benefícios internos gerados, a uma resposta automática dos colaboradores a forma em como trabalham, gerando retorno ao produto. Bergamini (1997, p.177) “Depoimentos de pessoas que se dizem sentir altamente motivadas são unânimes em acusar sentir que o tempo para elas passa depressa demais, que sempre lhes falta maior disponibilidade para executarem tudo aquilo que planejaram para se mesmas”. As pessoas que chegam a esse nível de motivação tem prazer no que fazem, diferente dos que se veem matando o tempo fazendo uma atividade que não lhes interessa. A resposta desta disposição é vista seja no atendimento ou venda de um produto que implica no ganho de qualidade do mesmo.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com