TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como os empreendedores podem favorecer um clima adequado à inovação

Por:   •  21/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

Como os empreendedores podem favorecer um clima adequado à inovação

Há muitas peças no quebra-cabeça da inovação e elas se juntarão de maneira diferente para cada organização.

Como alguém constrói uma organização inovadora deve ser único. Mas para todas as organizações, começa com a mentalidade certa - o inesperado deve ser esperado.

Quem pensaria que os celulares se tornariam câmeras e tocadores de música? Quem teria pensado que pessoas comuns e não tecnológicas se conectariam socialmente com o público global com seus dispositivos pessoais?

Essa mentalidade deve começar no topo da organização e permear todos os níveis. E o mais importante, inclui os intangíveis da cultura: as crenças, expectativas e senso de propósito daqueles na organização.

O pensamento criativo e a colaboração podem ser encorajados e recompensados, ou de muitas maneiras formais e sutis, desencorajados. É o trabalho do líder acertar

De todas as mudanças que Lou Gerstner considerou necessárias quando se tornou CEO da IBM, a cultura era a mais difícil. Ele preferiria ficar longe disso e manter a estratégia, a análise e o estilo de medição com os quais tivera sucesso antes.

Mas em Quem diz que elefantes não podem dançar, ele escreve:

“Eu vim ver, no meu tempo na IBM, que cultura não é apenas um aspecto do jogo - é o jogo. No final, uma organização nada mais é do que a capacidade coletiva de seu pessoal para criar valor. Visão, estratégia, marketing, gestão financeira - qualquer sistema de gestão, na verdade - pode colocá-lo no caminho certo e levá-lo por um tempo. Mas nenhuma empresa - seja em negócios, governo, educação, saúde ou qualquer área de atuação humana - terá sucesso a longo prazo se esses elementos não fizerem parte de seu DNA. ”

A cultura não é uma daquelas questões brandas a serem tratadas quando o negócio real é feito. A cultura é um complemento às regras formais e estabelecidas de fazer negócios. Uma compreensão e um compromisso com a missão da organização orientarão os funcionários quando confrontados pelo inesperado, para o qual não existem regras.

É muito fácil para as organizações caírem na armadilha de análise e focar nas habilidades do cérebro esquerdo como processo, medição e execução. Empresas de inovação sustentada adotam habilidades de cérebro certeiro: criatividade, imaginação, analogia e empatia. Ao contrário da maioria das organizações que separam esses indivíduos em silos (como marketing versus engenharia), as empresas inovadoras constroem equipes que se transformam à medida que novos processos e ideias se desdobram. Isso resulta na criação de foco durante a ideação e ênfase analítica à medida que o crescimento do mercado se acelera.

Com que frequência, em corporações e outras organizações, os feudos existentes reprimem qualquer tentativa de fazer algo diferente?

Quando estudadas com cuidado, organizações inovadoras são consistentemente capazes de fazer o seguinte:

OUÇO

Os membros da comunidade interna e externa de uma organização geralmente têm ideias e ideias incríveis que levam a novas inovações.

CONTINUAR ABERTO

As ideias nem sempre vêm de especialistas. Às vezes, as maiores inovações vêm de novatos e criadores de bastidores. Organizações de mente aberta muitas vezes convertem idéias improvisadas em produtos comercializáveis.

COLABORAR

Nenhuma organização detém todos os cartões no desenvolvimento de novas inovações. A colaboração com grupos externos - corporações complementares, universidades, agências governamentais e think tanks - geralmente traz novas perspectivas e ideias para o processo de inovação.

HORIZONTALIDADE

Uma estrutura de gerenciamento plana não tem os longos processos de aprovação e linhas de comunicação desarticuladas que impedem a inovação. Organizações que não podem se comprometer com o gerenciamento podem obter os mesmos resultados, capacitando os funcionários a agir de forma independente.

VALORIZE A FALHA

Muitos dos maiores avanços das inovações foram resultados não intencionais e, muitas vezes, criados por acidente. Avanços como a descoberta da penicilina ou o poder das microondas foram o resultado de acidentes.

Uma cultura inovadora começa com a atitude organizacional de aceitar que o mundo realmente mudou. É sobre cultivar uma mentalidade para aprender a ver o mundo de novas maneiras.

Quais os principais mecanismos de coleta de informações que poderão ser utilizados pelos consultores para a realização de seu trabalho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (298.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com