TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como vencer o medo de falar em público

Por:   •  6/5/2017  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: SEMINÁRIOS

Atividade da aula 06

Faça a leitura do artigo Como vencer o medo de falar em público e descreva o seu entendimento, levando em consideração a relevância das propostas.

O texto de Flávio Pereira Como vencer o medo de falar em público nos ensina através de uma série de recomendações como falar em público sem que isto se torne uma tortura tanto para o orador como para o público.

Os tópicos são descritos de maneira clara e objetiva, com uma frase esclarecedora seguida de uma breve explicação, isto é feito em todos os tópicos. Segue abaixo um breve resumo de cada um deles, uma extração da essência de cada tópico, o essencial para dominar a arte de falar em público.

Dominar o assunto é primordial, estudar possíveis respostas de possíveis perguntas, sempre praticar para desenvolver a espontaneidade, inspirando a credibilidade diante da plateia. O ensaio pode ser em frente a um espelho ou para colegas e amigos, para que possam identificar falhas posturais, tiques, vícios e com a sua ajuda possa corrigir as falhas.

Ao gravar as apresentações é possível desenvolver o autoconhecimento, para poder adequar a pronúncia, velocidade e volume da voz, e também treinar a expressividade física e vocal. Na hora de realmente falar com o público é preciso mostrar empatia, sorrir, conversar e cumprimentar as pessoas, isto funciona como um quebra gelo.

Conseguir controlar o medo se faz necessário, não tem como eliminá-lo totalmente, isso é algo extremamente comum, até para oradores experientes. É possível canalizar o nervosismo para impulsionar a fala, dando vida ao discurso, este entusiasmo irá conquistar o público. Com o nervosismo podem vir pensamentos negativo, elimine-os de prontidão e crie uma atitude positiva, já visualizando os aplausos e elogios. E com essa autoestima elevada as situações difíceis são mais facilmente encaradas.

Devemos entender que o medo de falar em público está entre os medos mais comuns que sentimos, e por isso é normal ficar nervoso em uma situação assim. Para diminuir o medo deve-se aproveitar todas as oportunidades que são ofertadas, como falar na igreja, escola, reuniões, com isso é possível aprender a dominar a arte de falar em público.Saber que é uma honra ter uma oportunidade e recompensar a plateia com um ótimo discurso é o melhor a fazer.

Vimos que até mesmo os mais experientes oradores ficam nervosos, porém só o orador sabe que está nervoso, então deve-se seguir em frente e fazer a apresentação, saudando os presentes de forma decidida, demonstrando autoconfiança. Começar bem para terminar bem.

São também descritas algumas dicas valiosas para que a apresentação ocorra de forma notável, como certificar-se de que os materiais de apoio e recursos audiovisuais estejam em ordem, para focar-se melhor na própria preparação, que consiste na respiração adequada, relaxar adequadamente antes da apresentação, não tomar café nem bebida alcoólica, somente água fresca, enfim criar um ritual, uma mesma rotina antes de cada apresentação e por fim, treinar, e muito, para alcançar o sucesso da apresentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com