TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O medo de falar em publico

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: SEMINÁRIOS

Atividade aula 05

Faça a leitura da obra - Superdicas para falar bem: em conversas e apresentações – Autor: Reinaldo Polito – Editora Saraiva - e elabore uma resenha sobre o seu entendimento.

       Reinaldo Polito em seu livro super dicas para falar bem em conversas e apresentações, destaca vários tópicos a serem seguidos, para ter sucesso em apresentações e conversas. Dentre estas dicas, ele destaca o bom humor, que é fundamental sempre, mas jamais devemos ser vulgar, é muito melhor que sejamos menos engraçado do que poderia tendo a certeza de que nossa imagem será preservada e de que continuará a merecer o respeito das pessoas, do que chegar ao limite que talvez lhe proporcione maior sucesso, mas que também pode, por um erro de cálculo, tornarmos vulgar. A habilidade de conversar será útil em qualquer circunstância é uma qualidade que ajudará o indivíduo sempre a abrir as portas para o sucesso. Assim aprender a fazer as perguntas certas para o objetivo que deseja atingir é essencial, pois se você souber fazer as perguntas apropriadas, poderá sempre ter o controle da conversa, mesmo que o seu papel seja apenas o de um bom ouvinte.

         Se estivermos falando diante de um grupo de pessoas e de repente der branco deve-se evitar o desesperado. O desespero é um veneno para a apresentação, pois, se formos dominado por ele, mais irá nos pressionar e maior será a dificuldade para encontrar uma saída. Ao percebermos que deu branco, tente apenas uma vez se lembrar da informação. Se não conseguir resgatá-la na primeira tentativa, repita a última frase que pronunciou, como se estivesse querendo dar ênfase àquela parte da mensagem, é provável que, ao chegar ao ponto em que deu branco, a informação surja naturalmente.

          Devemos evitar sempre o uso da palavra “né?” Usar o “né” com freqüência, em quase todo final de frase, pode fazer com que as pessoas se irritem e se sintam desestimuladas a prestar atenção em suas palavras, seja numa reunião da empresa, nas negociações, ou nas entrevistas. Devemos substituir o “né?” por outros parentes como “tá?”, “ok?”, “entende?”, “percebe?”, “tá entendendo?” e outros agregados não menos votados, tais como “não é verdade?”, “fui claro?”.

          A insegurança é um dos principais motivos para o fracasso. Se estivermos inseguros, a tendência é falar como se estivessemos perguntando, mesmo nos momentos em que deveriamos fazer afirmações. A falta de segurança fará com que estejamos quase sempre pedindo algum tipo de retorno ou de aprovação dos ouvintes. Polito também fala da importância de andar na linha, ou seja, pontualidade, organização, tolerância com os mais humildes, generosidade, espírito de participação em equipe. E por termos consciência deque essas qualidades são importantes para a projeção da nossa imagem, nós almejamos tanto possuí-las que chegamos a ficar convencidos de que elas já estão integradas à nossa conduta. E falamos com a certeza de que as possuímos. Desta forma, Reinaldo Polito deixa claro as principais dicas que devemos seguir para ter sucesso em nossa fala, seja ela em grandes ou pequenos eventos. O autor foi muito sensato ao colocar regras preciosas e que fazem muita diferença na vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com