TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencia profissional

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1 Passo 1 : Significado da palavra administração e sua variáveis no decorrer da historia

No decorrer da evolução histórica da administração não podemos afirmar que o homem da antiguidade e da idade media e até mesmo os do inicio da idade moderna sabiam que estavam praticando a arte de administrar. Entretanto ao logo dessa evolução, podemos citar duas instituições que se destacam a igreja católica romana e as organizações militares, sendo que a igreja sempre teve forte influencia em todo o mundo, no comportamento das pessoas principalmente com os seus fieis, mostrando grande força dos seus objetivos e eficiência em suas técnicas organizacionais e administrativas, já com as organizações militares que teve sua evolução a partir dos cavaleiros medievais e de exércitos mercenários, desenvolveram metodologias e hierarquias de poder de uma forma mais rígidas e o seus princípios são utilizados até hoje.

Um marco histórico para o entendimento de todas as escolas e todas as teorias de administração foi ha revolução industrial, onde a administração começou a ganhar forma trazendo para o mundo fortes mudanças econômicas, sociais e politicas. Após esse período surge a moderna administração como resposta as consequências provocadas pela revolução industrial, como o crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação, para equilibrar a balança da concorrência entre as empresas também surgiu uma grande necessidade de obter mais eficiência e produtividade.

Então no século XX, surge Frederick W. Taylor com sua Teoria da administração cientifica tendo como objetivo a máxima produção ao mínimo custo, segundo ele o salário era importante mais não o principal para satisfação dos funcionários e a qualificação dos funcionários, torna-se insignificante considerando a divisão das tarefas feitas de maneira repetitiva, neste cenário os funcionários são explorados para alcançar os objetivos das empresas. Suas propostas básicas eram, planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, seus métodos apesar de inferiorizar os trabalhadores, devemos admitir que obteve um papel fundamental para o avanço de processos de produção em massa.

No mesmo período em que Taylor desenvolvia seus estudos, também surgiu na Europa o Francês Henri Fayol ele relacionou quatorze princípios básicos que complementam as ideias de Taylor, porem sem serem completamente iguais. A teoria de Fayol é a Teoria clássica seus fundamentos são planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar tendo como foco principal o comando e a manipulação dos trabalhadores.  Resumindo enquanto a administração cientifica de Taylor enfatiza as tarefas de produção utilizando – se de métodos racionais padronizados e máxima divisão de tarefas, enquanto a administração clássica de Fayol enfatiza as tarefas da organização, considerando principalmente a estrutura formal de empresa e princípios administrativos e pelos altos escalões.

Após esse período, não podemos deixar de citar a Teoria das relações humanas, desenvolvida  por Elton George Mayo e pouco tempo depois reformulada com o nome de Teoria do comportamento organizacional, com ideias opostas a Teoria clássica de Fayol com ênfase nas pessoas, tendo como princípios básicos o nível de produção como resultado da integração, comportamento social do empregado, a formação de grupos informais, relações interpessoais, a importância do conteúdo do cargo e aspectos emocionais.

Em sequencia histórica surgiu a Teoria estruturalista com o objetivo de integrar todas as teorias citadas anteriormente e teve seu inicio a partir da Teoria da burocracia de Max Weber que diz que para se obter o máximo de eficiência, deve-se usar a razão para se adequar os meios aos objetivos finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com