TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencia profissional

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.006 Palavras (21 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta como é importante a administração em diversas organizações, e sem a administração a gestão seria muito mais difícil de controlar ou até mesmo impossível.

A organização necessita de recursos financeiros, materiais e humanos para alcançar um determinado objetivo,

A tarefa da administração tem como objetivo transformar a empresa em ação empresarial, e o papel do administrador é atingir esses objetivos por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle, através de suas habilidades e competências, assim, solucionando problemas que afligem a sociedade nos dias de hoje.

A Competência Profissional é essencial para o desempenho de cada profissional impulsionar conhecimentos, habilidades e aprimorar competências.

ETAPA 1

ADMINISTRAÇÃO E SUAS VARIAVEIS NO DECORRER DA HISTÓRIA

A palavra Administração é de origem latim ad (direção) e minister (subordinação ou obediência), que significa o ato de administrar ou gerenciar as atividades dentro de uma organização, com a finalidade de traçar metas e atingir os objetivos propostos pela empresa, independente do ramo de atividades, sejam elas públicas, privadas, mistas, de pequeno a grande porte, ou seja, cada uma dessas organizações precisa ser administrada para alcançar seus objetivos almejados.

Vivemos em mundo repleto de organizações, e a arte da administração é fazer parte desse processo contribuindo para a sobrevivência da empresa, através de uma boa liderança e uma equipe de pessoas altamente qualificadas, todos com um só objetivo alcançar o sucesso.

Sabemos que a administração surgiu desde o século passado, vem se desenvolvendo cada vez e se tornando uma ferramenta de sobrevivência em nossas vidas.

E devido essa evolução, e a partir do século XX, o engenheiro americano Frederick W. Taylor viu a necessidade de criar a Teoria Geral (TGA) que trata dos estudos da administração das organizações geral e empresas particulares, e com isso veio outro seguidores como o engenheiro Grantt, Gulbret, Ford, Fayol com a Teoria Clássica, Weber com a Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista que revolucionou os meios administrativos.

O profissional que utiliza a administração como meio de sobrevivência, pode trabalhar em vários níveis de uma organização.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE UM ADMINISTRADOR

O Administrador moderno deve sempre estar atento às mudanças, se atualizando dentro ou fora da organização para melhorar seu desempenho, através de suas habilidades gerenciais, conhecimento e atitudes, criando assim mais flexibilidade e agilidade para solucionar problemas, desenvolver estratégias colocando em prática com segurança.

Conforme o conceito de Drucker (1998 p.3) diz que: “ o Administrador é o elemento dinâmico e vital de toda e qualquer empresa. Sem a sua liderança, os “recursos de produção” permanecem recurso e nunca se tornam produção”. Para Drucker (1999 p.12 ), “administrar uma empresa, portanto, administrar por objetivos”.

Principais habilidades que um administrador precisa para lidar com a complexidade e a diversidade de seu cargo:

• As habilidades conceituais: Visão de organização, ideias, conceitos que permite ao administrador’ planejar o futuro e perceber oportunidades que ninguém vê.

• As habilidades humanas: Capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos individuais ou em grupos.

• As habilidades técnicas: Conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas com o trabalho.

Habilidades gerenciais exercidas em toda organização “Segundo Katz”.

HIERARQUIA HABILIDADES NECESSÁRIAS

Administração

Superior

CONCEITUAIS

Gerência

Intermediária

HUMANAS

Supervisão de

Primeira linha

TÉCNICAS

Maximiano, 2004

Para que tenha êxito nas três habilidades mencionadas acima, são necessário que seja colocadas em praticas as competências pessoais.

As competências são qualidades para quem gerenciar com ideias de forma clara, ser capaz de captar informações importantes, a partir das comunicações orais de seus colaboradores e superiores.

O segredo de um administrador de sucesso esta em adquirir competências duráveis, mesmo que estejamos em constantes mudanças, com uma visão sistemática enxergando a empresa como um todo, dando valor ao trabalho em equipes e atuando em todos os setores, e para isso é necessário três regras básicas de competências:

• Conhecimento: Acesso a informação, ler sempre, viver experiências e ter uma rede de relacionamento significável.

• Perspectiva: Colocar o conhecimento em pratica, visualizar as oportunidades, inovar, criar.

• Atitude: Ter um estilo pessoal, fazer as coisas acontecerem, empreender e possuir impulso com determinação.

TEORIA FOCO ESTUDO CRÍTICAS

Clássica - Focou seus estudos na unidade de comando, autoridade e responsabilidade.

- Em aumentar a eficiência da empresa através organização;

-Aplicação dos princípios gerais da administração em base cientifica. -Estuda as funções do administrador; planejamento, organização, direção e controle. No conjunto, elas formam o processo administrativo. - Abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com