TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias organizacionais

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Competências Organizacionais

Formas de mapeamento das competências desejadas pela organização, toda vez que se mapeia algo se levanta informações, faz o diagnóstico organizacional: análise documental ( interpretação da estratégia organizacional),  métodos e técnicas de pesquisa social,  realização de workshops com a participação de dirigentes especialistas.  Formas de mapeamento das competências é a Avaliação de Desempenho organizacional.

As vantagens do mapeamento de competências organizacionais são: Diagnóstico Organizacional;  Identificação de Gaps (lacunas, erros que precisam ser alinhados);  Subsidio para tomada de decisão (fator de que se a empresa não da condições para poder exercer a tomada de decisão)  e Decisão de investimentos em capacitação e desenvolvimento (ter recursos financeiros para desenvolver o trabalho) traz perspectiva para ambos empregados e empregadores.

2º Etapa são eleitas as competências individuais, aquelas que são indispensáveis para o funcionário suporte e acompanhe seu desenvolvimento na empresa,  envolve a pessoa certa para o lugar certo. A- identifica-se a rotina de trabalho de cada função e cargo em exercício na empresa; otimiza-se a mão de obra existente, mapeamentos das funções no universo da empresa,  B- distribuição das pessoas através das necessidades das atribuições de cada cargo e com o perfil pessoal de cada funcionário.

A empresa deve: a) Determinar as competências para o pessoal que executa os trabalhos que afetam a qualidade do produto/ serviço.

b) fornecer treinamento ou tomar outras ações para satisfazer essas necessidades de competência.

c) avaliar a eficácia das ações executadas;

d) assegurar que o pessoal está consciente quanto á pertinência e importância de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade, e

e) manter registros apropriados de educação , treinamento , habilidades e experiências.

3º Etapa  a empresa elege um sistema de avaliação para que possa entender a ponto de partida – ou o perfil de seu funcionário no início da gestão por competências, dessa forma podemos medir os gaps para identificar o que falta para alcançar as competências necessárias para aperfeiçoar, avalia se a pessoa surte efeito, isso é funcional ou não, necessita ser bem detalhado.

4º etapa executa um planejamento de capacidade para que seu funcionário possa vencer o gap identificado para cada competência

Matrizes de Competências e Requerimentos  e Evidenciadas

Requeridas: É onde são definidas as competências requeridas para a gestão eficaz  de cada unidade organizacional, mostra correlação entre cada e o conjunto de competências necessários para exercê-lo.  De acordo com o processo de gestão: a competência tem que está alinhado

Matriz de Competências Evidenciadas: É onde são registradas as competências individuais evidenciadas de cada COLABORADOR.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com