TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As competências individuais e as competências organizacionais como fatores que agregam valor à organização.

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

INTERVENÇÃO EMPRESARIAL

Autores

Luís Antônio de Oliveira

William Matos Flores

Tutor Externo

César Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração (ADG 503) – Seminário de Prática VIII

09/09/2017

Resumo

A Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos – SMARH, Organização Governamental que tem por objetivos construir uma gestão de Recursos Humanos, bens e serviços para viabilizar as políticas públicas do Estado, é a organização escolhida para a realização da Intervenção empresarial.

Palavras-chave: Gestão. Recursos Humanos. Estágios.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo realizar Intervenção empresarial buscando mitigar o ponto fraco identificado durante o Diagnóstico Empresarial da Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos.

Nosso diagnostico se propôs a realizar uma visão geral da organização, aprofundando-se na rotina de gerenciamento dos estágios curriculares.

A Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos foi criada pela Lei Estadual nº 3.602 de 01/12/1958, passou por diversas reformas administrativas ao longo de sua história, até atingir a configuração atual em por meio da Lei Estadual nº 10.356 de 10/01/1995.

Missão: Construir uma gestão de Recursos Humanos, bens e serviços para viabilizar as políticas públicas do Estado, através de relações humanizadas, participativas, transversais e republicanas.

Visão: Ser referência nacional na relação estado-servidor-cidadão e na gestão de bens e serviços.

2 PONTOS FORTES E FRACOS:

Na área de gestão de estágios, o ponto fraco ou ponto de atenção no momento é a elevada quantidade de papéis utilizada no processo. Atualmente o fluxo de trabalho se dá, predominantemente, em meio físico, o que é negativo do ponto de vista ambiental, gera despesas desnecessárias com papel e tonner, além de elevar significativamente o tempo de tramitação dos processos. Identificamos casos em que a demora na tramitação da documentação física acabou por inviabilizar a efetivação do contrato.

O ponto forte da rotina de administração de estágios é o novo sistema web que está em desenvolvimento. O novo sistema irá eliminar o uso de papéis, proporcionando sustentabilidade, gerando economia e diminuição no tempo de tramitação dos processos de contratação e renovação de contratos de estágios.

   Área:

Pontos Fortes:

Desenvolvimento de sistema eletrônico de gerenciamento

Pontos Fracos:

Falhas, dificuldade e lentidão na comunicação entre os setores envolvidos no processo.

  1. ANÁLISE DOS PONTOS FORTES E FRACOS:

O impacto da Tecnologia

     Para gerar produtos ou prestar serviços as empresas utilizam várias tecnologias. A tecnologia pode ser conceituada como um conjunto ordenado de conhecimentos – sejam empíricos ou científicos – como resultado de experiências e observações acumuladas e registradas por meio de meios escritos ou verbais. A tecnologia envolve tanto os conhecimentos ( o saber fazer as coisas, isto é, know-how) como as manifestações físicas desses conhecimentos, que são as coisas já feitas: máquinas, equipamentos, instalações, etc. A tecnologia permite o desenvolvimento de técnicas utilizadas na transformação de insumos que a empresa recebe em resultados, isto é, em produtos ou serviços. Dessa maneira, a tecnologia ocorre com base em dois tipos de aspectos, a saber:

  1. Aspectos conceituais ou abstratos: constituem o próprio saber fazer as coisas, isto é, o conhecimento disponível, para possível aplicação prática. Os aspectos conceituais ou abstratos são comumente denominados softwares. Envolvem métodos, processos, procedimentos, rotinas regras e regulamentos, planos e programas de trabalho, etc.
  2. Aspectos físicos ou concretos: constituem o resultado prático do conhecimento aplicado, isto é, a consequência física traduzida em coisas que o homem faz. Os aspectos físicos ou concretos são comumente denominados hardwares. Envolvem máquinas, equipamentos, instalações, circuitos, etc., enfim, toda a parafernália de coisas que o desenvolvimento tecnológico permite construir. Como veremos mais adiante, o arranjo físico refere-se à disposição e colocação dos sapectos físicos concretos.

Histórico da tecnologia da informação aplicada a processos

     O histórico da tecnologia da informação aplicada aos negócios inicia-se, efetivamente, na década de 1960, com a introdução de computadores de grande porte (mainframes) nas principais corporações. Havia inúmeras restrições tecnológicas em relação às atuais soluções. Para ilustrar isso, citamos os sistemas de informação que não trabalhavam com interfaces com o usuário final, ou seja, não havia interação homem-máquina. Só essa característica já delimitava o tipo de aplicação a ser dado a essa tecnologia no ambiente empresarial: tratar grande volume de dados, isto é, lotes de dados, em atividades repetitivas. Por essas características, esses primeiros sistemas de informação empresariais foram denominados sistemas de processamento em lotes ou EDP (eletronic data processing) ou simplesmente sistemas batch (lote).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com