TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Significado da Palavra Administração

A palavra administração vem do latim administratione, sendo que:

Ad = tendência, direção para ou junto de.

Minister = comparação com inferioridade, onde o sufixo ter indica subordinação e obediência, que realiza uma função abaixo do comando de alguma pessoa ou prestação de serviço à mesma.

A administração visa interpretar os objetivos desejados pela empresa e transformar os mesmos em ação através do planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados, em todas as áreas da empresa, alcançando os objetivos. Segundo Peter Drucker, a administração representa a solução da maior parte dos problemas que afligem a humanidade nos dias de hoje. Na realidade não existem países desenvolvidos ou subdesenvolvidos, mas países bem ou mal administrados.

Variáveis da Administração no decorrer da história

• Ênfase nas tarefas:

Aplicação de métodos científicos em atividades operacionais das fábricas, otimizando o tempo de execução das tarefas de cada operário, reduzindo custos, estudando o tempo e os movimentos que cada operário utiliza em suas atividades. O foco principal é a produtividade.

• Ênfase na estrutura organizacional:

Neste modelo o foco está em planejar e estruturar os órgãos e cargos, ou seja, analisar e definir as pessoas e suas atribuições de acordo com suas habilidades. Definir também a hierarquia da organização.

• Ênfase nas pessoas:

O foco deste modelo é o bem estar dos colaboradores. Manter os trabalhadores motivados e satisfeitos tanto dentro quanto fora da organização, considerando suas necessidades pessoais, emocionais e materiais.

• Ênfase na tecnologia:

Foco na tecnologia como ferramenta para otimizar os resultados da organização. A tecnologia sendo usada desde o chão de fábrica até os setores administrativos.

• Ênfase no ambiente:

Este modelo enfatiza a necessidade da organização de se adequar e responder as demandas do seu ambiente externo.

• Ênfase nas competências e na competitividade:

Com a globalização das informações, as organizações se veem obrigadas a se adequar a um novo mercado onde não existem mais fronteiras. Desta forma este modelo enfatiza a necessidade das empresas estarem prontas e alertas para responderem as oportunidades do mercado, antes que seus concorrentes o façam.

As Principais Teorias Administrativas

TEORIA ESTUDIOSOS FOCO CRITICA A TEORIA

Administração Cientifica Frederick Winslow Taylor Garantir o melhor custo e benefício aos sistemas produtivos Não valorizar o trabalho humano. Essa teoria transformava o homem em uma maquina

Teoria Clássica Henri Fayol Motivar os funcionários, para ter uma melhor produtividade nas empresas. Foi criticada por manipular seus funcionários, com prêmios materiais e salariais.

Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Necessidade de se humanizar e democratizar a administração Ela tem uma visão errada sobre os problemas de relações industriais

Teoria Neoclássica Peter Drucker Ênfase na prática da administração, nos princípios gerais de administração e nos objetivos e resultados. Ter sido criada sem nenhuma comprovação cientifica

Modelo Burocrático Max Weber Organização eficiente Foi criticada pelo comportamento humano atrapalhar na eficiência da empresa

Teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com