TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA FOCO DE ESTUDO CONSISTENCIA DO ESTUDO PRINCIPAIS CRITICAS

Administração

Cientifica Ênfase nas tarefas, foco no nível operacional Encontrar uma forma de elevar o nível da produtividade, conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo. Transformação do homem em maquina; Organização com um sistema fechado; Não leva em conta o lado social e humano do trabalhador.

Clássica e

Neoclássica Ênfase na estrutura, organização formal, funções Organizar a empresa, inserir um Administrador profissional na gestão de grandes indústrias e assim surgiram as idéias de Limitação da Organização formal; Trata a organização como um sistema fechado; Ideais importantes catalogadas

hierarquias. como princípios.

Burocracia e

Estruturalista Ênfase na estrutura, organização burocrática, múltiplas abordagens, analise intra estrutural Decorre da necessidade da organização de manter a ordem e a exatidão; A busca da eficiência pelo método racional-legal. Excesso de formalismo e de papelório; Superconformidade as rotinas e procedimentos; Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o publico.

Relações

humanas,

Comportamento

e

desenvolvimento

organizacional Ênfase nas pessoas, organização informal, motivação, liderança, satisfação das necessidades individuais, estilos de administração, decisões, integração dos objetivos e mudanças planejadas Consiste pela necessidade evidente de humanizar as empresas, sendo uma tentativa de estudar o trabalhador. Visão inadequada dos problemas de relações industriais; Oposição cerrada a Teoria Clássica; Enfoque manipulatório e demagogo foi percebido e identificado pelos operários e seus sindicatos.

Estruturalista e

Contingência Ênfase no ambiente, analise ambiental e abordagem do sistema aberto Consiste no estudo da estrutura, ambiente e pessoas de modo integrado. Ampliação do estudo para outros campos; Convergência de varias teorias; Ampliação da abordagem.

Contingência Ênfase na tecnologia, administração da tecnologia Não existe uma única melhor maneira de se fazer as coisas, pois tudo depende da contingência da organização. Procura compreender como operam as outras organizações. Não admitir princípios universais e definitivos de administração; Conceitos dinâmicos que podem ser abordados em diversas situações, circunstâncias e em diferentes graus de avaliação

A melhor teoria que se adequaria a empresa L.O.C.A.L seria de Desenvolvimento Organizacional, dissolvendo as barreiras que os antigos funcionários estabelecem, exterminando os conflitos dos novos funcionários e realizando mudanças planejadas. Sendo assim cada funcionário irá desenvolver suas melhores competências, havendo uma integração maior com os interesses da organização e os objetivos de cada colaborador.

A ética é nome do grupo de “leis morais” e de forma bruta pode-se dizer que ética é aquilo que pertence ao caráter. Salientamos que ética não é lei, mesmo que as leis tenham embasamento ético, pois um cidadão não pode ser obrigado nem julgado por não seguir o conjunto de normas éticas impostas pela sociedade ou por um grupo de pessoas. A ética abrange muitas áreas, diversos profissionais e empresas e pode ser aplicadas em diversas áreas, indicando, por exemplo, como um indivíduo deve se comportar na sua área profissional ou de trabalho.

A ética organizacional é utilizada para estabelecer determinadas regras de condutas para os indivíduos, havendo assim um bom relacionamento dentro da empresa, com os clientes e com todos no geral, auxiliando os gestores nas tomadas de decisões usando sempre a moral. Sendo assim a ética organizacional é o caráter de uma organização, mostrando que a mesma possui princípios e valores traçando um próprio perfil.

A ética voltada para a qualidade é respeitar as especificações dos clientes, fazendo assim um produto de qualidade. Nessa junção de “cliente + satisfação” temos a fusão de qualidade e ética, obtendo um resultado de mais negócios e aperfeiçoando a relação entre as empresas e a sociedade.

A valorização do cliente externo é atender com perfeição os serviços e produtos, com custo baixo e se adequando ao mercado. E a valorização do cliente interno é a busca incessante de tornar o colaborador parte essencial do processo da organização, aplicando a ética no modelo de gestão se orientando em princípios e valores.

Toda empresa independente do tamanho, seguimento, bens ou serviços que produzem, possui uma Cultura Organizacional, independente de serem rígidas ou flexíveis inovadoras ou conservadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com