TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 01 – Passo 01: Significado da palavra administração e suas variáveis no decorres da história.

A palavra administração tem um sentido bastante amplo, atualmente a administração é utilizada em todas as áreas e apesar do nome “administração” ser relativamente novo, a administração é algo bastante antigo utilizada há milhares anos atrás, seja na construção de pirâmides, exércitos, construção de cidades e diversas coisas no mundo antigo. Mas palavra administração ganhou formato quando as tarefas antes realizadas de forma artesanal passaram ser realizada de forma industrial, isso graças aos avanços tecnológicos da época e um dos principais motivos foi à descoberta a utilização do ferro e a invenção de máquinas a vapor, então podemos chamar esse primeiro período de I Revolução Industrial. Com descoberta e utilização do aço e a energia elétrica no processo produtivo se da inicio a II Revolução Industrial, mediante ao exposto podemos dizer que a principio o significado da palavra administração era a utilização de recursos, tecnologia e competências integrados para alcançar objetivos. Os tempos passaram, as pessoas mudaram e com isso surgiram novas tecnologias e necessidades, então podemos afirmar que atualmente e segundo Chiavenato, o significado de administração é a “melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da sociedade, pois é capaz de tornar produtivos os conhecimentos dos vários campos do conhecimento humano”.

Passo 02:

Teoria

Foco de estudo

Nome de destaque

Consiste em estudar

A principal critica que essa teoria sofreu

Administração Cientifica

Tarefas

Taylor

Racionalização do trabalho no nível operacional

Visualiza o profissional da produção apenas como um instrumento operacional.

Teoria Clássica

Formatação da estrutura organizacional

Fayol

A estrutura organizacional

Assim como Taylor, acreditava que os operários não tinham capacidade de pensar, deveriam ser comandados por supervisores.

Teoria Burocrática

Modelo burocrático de organização

Max Weber

Organização formal burocrática

O excesso de regras engessou a organização.

Teoria Estruturalista

Procura consolidar e expandir os horizontes da administração

Amitai Etizional

Organização formal e Informal

Visualiza o operário apenas como homem organizacional

Teoria do Sistema

Organização como organismo vivo

Ludwig Von Bertalanffy

A forma que a organização interage com o seu meio e o ambiente

Transição de um sistema fechado para um sistema aberto.

Podemos dizer que todas as teorias contribuem para o processo administrativo; uma complementa a outra, porém adotaremos na empresa L.O.C.A.L. a teoria que mais tem haver com a mudança institucional que buscamos, neste caso, estaremos implementando a teoria Estruturalista e a teoria de Recursos Humanos.

Com a teoria de Relações Humanas, utilizaremos a avaliação de desempenho com cada profissional, pois desta forma, como líder do setor, estaremos passando os pontos que há necessidade de mudança individualmente, e destacar também os pontos positivos para motivar o profissional e mostrar o quando o departamento necessita de suas competências profissionais, utilizaremos também desta teoria a ferramenta de treinamento em grupo para que a equipe desenvolva junto e interajam entre eles. Já a teoria Estruturalista trabalhará a flexibilidade e o controle emocional em situações de stress e grande carga de pressão e a capacidade de assumir diversos papéis organizacionais.

ETAPA 02 – Passo 1: O Significado da palavra “ÉTICA” e o que seria “ÉTICA ORGANIZACIOAL”

Ética – É a separação do certo do errado, no que é bom para o individuo e a sociedade, é uma regra de um individuo ou grupo que serve como diretriz para orientar a conduta humana.

Ética Organizacional – é o conceito de princípios morais da organização, que não pode ser modificado por um único individuo, com objetivo de tornar as ações empresariais concretas e objetivas.

Ética x Moral – A moral esta ligada com as regras e costumes das pessoas, já a ética esta diretamente ligada a regras de conduta que mostra os costumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com