TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.509 Palavras (15 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 O QUE É ADMINISTRAÇÃO 3

2.1 Competências e habilidades de um administrador 3

2.2 Teorias administrativas 4

2.3 Aplicando os conceitos da teoria 5

3 ÉTICA 5

3.1 Modelo de gestão que preserva a ética e a qualidade 6

3.2 Como lidar com conflitos mantendo a conduta ética 6

4 A ESTRATÉGIA NA GESTÃO CORPORATIVA 8

4.1 Diferenças entre gerações 8

4.2 Plano de ação para implantar o aprendizado contínuo 8

5 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 9

5.1 Impactos da tecnologia 10

5.2 Aumentando a vantagem competitiva na empresa L.O.C.A.L. 11

5.2.1 Utilizando a ferramenta 5W2H 12

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1 INTRODUÇÃO

A sociedade se encontra em constante transformação econômica, social e cultural, o que provoca um choque de gerações perante o avanço tecnológico e para se manter uma empresa no mercado é preciso inovar.

É indiscutível que em virtude das mudanças surgisse a necessidade de encontrar um modelo de gestão que proporcione o alinhamento organizacional.

O estudo de caso que será apresentado neste trabalho demonstra um fato cotidiano em que uma empresa que atua há décadas no mercado e está passando por uma reestruturação, vem enfrentando problemas de conflitos entre funcionários antigos e novos, ainda, gerando desmotivação.

É de fundamental importância que o líder identifique os pontos relevantes, relacionando o profissional com a atividade exercida para poder direcionar a gestão de pessoas baseado não somente em tendências, mas com ênfase na estratégia operacional.

A análise a ser realizada pelo líder está diretamente ligada às competências profissionais que incluem o relacionamento interpessoal, ética, conhecimento, equilíbrio profissional, entre outros que paralelamente serão suporte ao plano de ação imprescindível para as mudanças.

2 O QUE É ADMINISTRAÇÃO

Segundo Aurélio (2004), em seu dicionário eletrônico, a palavra administração deriva do latim administratione e consiste no “conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização (empresa, órgão público, etc.)”.

A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível (CHIAVENATO, 2011, p. 4).

Neste contexto, no vídeo “A lição dos 5%”, de Max Gehringer, mostra que o ser humano aproveita apenas cinco por cento de tudo o que escuta, vê, fala, lê ou escreve diariamente, os 95% restantes são descartados. No trabalho, essa regra pode ser considerada válida, exceto quando o trabalho é absorvido na totalidade pela rotina, sem inovação.

2.1 Competências e habilidades de um administrador

Todo administrador precisa usar adequadamente seus conhecimentos e valores pessoais em busca do sucesso organizacional. Ele pode ser um diretor (nível institucional), um gerente (nível intermediário) ou supervisor (nível operacional), porém em quaisquer dos papéis o administrador assume responsabilidades; portanto, precisa estar bem preparado.

E como a base da administração é a busca por resultados, cabe ao administrador desenvolver algumas premissas básicas, denominadas competências: conhecimento, habilidades, julgamento e atitude.

FIGURA 1 – COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO ADMINISTRADOR

FONTE: Extraído e adaptado de Imagens Google.

Para Chiavenato (2011, p. 69) “as competências essenciais do administrador são duráveis e se estendem ao longo do tempo. No entanto elas se fundamentam em habilidades [...]”. Habilidades estas que correspondem há uma aptidão específica, ou seja, a capacidade intelectual do administrador.

Maximiano (2000, p. 41-42) define em três as habilidades (saber fazer) gerenciais:

1. Habilidades técnicas: utilizar os conhecimentos, os métodos e os equipamentos para realizar as tarefas compatíveis com o campo de atuação;

2. Habilidades humanas: corresponde à capacidade para trabalhar com pessoas;

3. Habilidades conceituais: consiste em compreender e lidar com a complexidade global da organização.

2.2 Teorias administrativas

O estudo da Administração é tratado pela Teoria Geral da Administração (TGA), a qual atravessou diversas fases através dos séculos e é enfatizada por diversas teorias, a saber:

QUADRO 1 – PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

TEORIA ÊNFASE FUNDADOR PRINCIPAIS ENFOQUES CRÍTICAS

Administração Científica Nas tarefas Frederick W. Taylor Organização racional. Enfoque analítico e concreto baseado na divisão do trabalho, na especialização, na padronização e no desenho de cargos e tarefas. Abordagem Mecanicista: “chão de fábrica”.

Teoria Clássica Na estrutura organizacional Henri Fayol Organização formal. Ênfase no processo de planejar, organizar, dirigir e controlar. Mecanicista.

Teoria da Burocracia Na estrutura organizacional Max Weber Organização formal burocrática. Baseada na divisão do trabalho em hierarquias de autoridade, na impessoalidade, no relacionamento e profissionalização. Típico do sistema fechado (estático).

Teoria Estruturalista Na estrutura organizacional Pensadores estruturalistas: Amitai Etzioni e Max Weber Organização formal e informal. Adota princípios da teoria clássica e relações humanas. Foco na análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com