TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais: Linha do Tempo da Administração e suas Aplicabilidades

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ALVANEI RAMOS DE OLIVEIRA RA:6059009821

JOHNNY MELO DOS SANTOS RA:

JOELSON  RIBEIRO DA SILVA RA:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Prof. Fabrício Viegas

CAMPO GRANDE – MS

2016

1. Linha do Tempo da Administração e suas aplicabilidades

ESCOLA CLÁSSICA  (

Os clássicos fizeram as primeiras experiências, criaram as primeiras soluções e escreveram as primeiras ideias, criando e sistematizando os conceitos fundamentais da administração, caracteriza-se pela eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, a administração como processo. Taylor foi referência na administração científica com seu estudo de tempos e métodos, que tinha ênfase no combate ao desperdício. Ford desenvolveu e implantou a linha de montagem, as peças padronizadas, gerando eficiência no processo produtivo. Fayol explicou o papel dos gerentes e o processo de administrar, e Max Weber criou as bases para teoria da burocracia.[pic 1]

Aplicabilidade:

Estudo de tempo e padrões de produção nas empresas de setores industriais bem como prestação de serviços com supervisão funcional que caracteriza uma padronização de ferramentas e instrumentos de trabalhos; Planejamento das tarefas e cargos em todas as organizações com fichas de instruções e serviços, tarefas associadas a prêmios de produção e sistemas para a classificação de produtos e material.

ESCOLA NEOCLÁSSICA

[pic 2]

Caracteriza-se por forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo (doutrina filosófica que se baseia na verdade do valor prático) e busca de resultados concretos e tangíveis, sem que se tenha abandonado os conceitos teóricos da Administração. Os autores neoclássicos, entre eles Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, entre outros, desenvolvem conceitos de forma prática visando à ação administrativa.  A Escola  Neoclássica enfatiza as funções do administrador: o planejamento, a organização, a direção e o controle, que no conjunto as funções administrativas formam o processo administrativo.

[pic 3]

Aplicabilidade: Desenhos (organizacional, departamental, cargos e salários ), que possibilita uma melhor estratégia para as empresas.

RELAÇÕES HUMANAS [pic 4]

Trata-se de uma abordagem mais democrática e liberal que representou uma reação saudável contra o enfoque no trabalho programado, na rigidez das hierarquias e outros aspectos característicos do taylorismo e da escola clássica. Para os humanistas, como Mayo e Lewin, as organizações mais complexas tendem a bloquear o crescimento e o desenvolvimento de seus funcionários, tornando-os apáticos, o que leva ao desperdício de suas capacidades. As Relações Humanas têm como principais contribuições a ênfase nas organizações informais, nos grupos sociais, motivação, comunicação, liderança e a preocupação com a satisfação no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com