TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências profissionais

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.603 Palavras (11 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 11

1.2. Ética e Moral

A Ética é consistente em princípios, já a Moral em regras.

A Ética está relacionada á ambientes profissionais, á partir do momento em que você encontra-se dentro de um ambiente profissional, você é obrigado a exercê-la.

A Moral está relacionada á sociedade, é tudo que a pessoa pode exigir contanto que esteja de acordo com a lei, com o que a sociedade impôs.

A Ética define como deve agir.

A moral define o que indivíduos de determinada sociedade podem fazer.

Apesar de todas as diferenças as finalidades da ética e da moral são semelhantes pois ambas estão responsáveis pelos alicerces que ali irão direcionar a conduta de cada indivíduo, e que irão determinar o seu caráter, suas virtudes, e por comandar ensinar e descobrir a melhor forma de agir e também de se comportar perante a sociedade e perante ambiente profissional.

1.3. Qualidade e valorização do cliente

A qualidade é uma característica imprescindível em qualquer lugar, tanto na vida pessoal quanto na profissional, a pessoa que presta um serviço com qualidade, independente de sua natureza será reconhecido e valorizado, tanto por si mesmo quanto as pessoas a sua volta.

Apresentar um trabalho com qualidade, transparência, eficiência e eficácia está entre as atribuições do administrador ou gestor e isto deve refletir em toda equipe.

Dentro da organização e envolvidos no processo de qualidade, estão os clientes, que podem ser internos ou externos e tanto um como outro é de fundamental importância para um bom desempenho da organização.

Os fatores que podem influenciar na valorização dos clientes e que remontam a um modelo de gestão que preserva a ética : bom relacionamento, a clareza nas informações prestadas e solicitadas, a boa comunicação, o respeito, a troca do conhecimento, das experiências e, sobretudo no tratamento ético e moral, no desempenhar das funções e no cotidiano. Seguindo as regras da moral e os valores da organização e do bom convívio em sociedade como um todo.

1. Brainstorming

Quadro de funcionários (brainstorming)

De acordo com a situação apresentada, a equipe é bastante divergente em relação às ideias, interesses e métodos de desenvolvimento profissional por parte de cada colaborador. São sete pessoas com idades diferentes, visão de mundo e organizacional distintos e propósitos pessoais bastante singulares.

De acordo com as características apresentadas no quadro da atividade é evidente que esse modelo de gestão está ineficiente.

Isso poderia permitir certo sucesso do setor caso não houvesse um fator tão contundente e irrefutável: a necessidade de uma inovação fugaz e global, diante da velocidade com que os concorrentes se apresentam e se destacam.

Os membros “que fazem parte” dos que possui mais tempo de empresa, têm mais idade e são menos propensos a mudanças, já os mais novos não se habituam à rotina e desejam alternâncias constantes sobre os métodos menos competentes e operativos. Estes desejam “crescer” mais e mais a cada dia, sendo contrários aos outros, que se confortam sob situações estáveis.

A colaboração do funcionário para com sua empresa consiste em desenvolver suas tarefas de acordo com as exigências da organização desde que esta esteja em conformidade com a legislação vigente e em comunhão aos direitos e deveres universais. Sob esta premissa, todos os envolvidos na organização obrigam-se a submeter-se às regras e situações a eles dispostas.

E para reorganizar essa equipe o grupo irá desenvolver um modelo de gestão, utilizando uma ferramenta inovadora o Brainstorming que significa “tempestade mental” ou “tempestade de ideias” como o nome diz ela tem como foco principal um planejamento estratégico para direcionar de maneira eficaz sua organização rumo ao sucesso.

O Brainstorming tem como objetivo, desenvolver talentos, trabalho em equipe, fazendo com que todos fiquem engajados, expondo suas ideias de melhorias, definir um foco, que é eliminar essa problemática existente na equipe, estabelecendo metas e controla-las para alcançar o objetivo planejado. As ideias devem ser voltadas exclusivas para o foco principal, quanto mais ideias melhor para a elaboração do projeto de eliminar o problema em questão.

No Brainstorming todas as ideias são separadas por tópicos, sendo assim todas são aproveitadas.

Nesse contexto é fundamental, a conscientização de todos para entender aonde a empresa quer chegar, de acordo com missão, visão e valores mantendo a conduta ética, estabelecendo relações com as pessoas, oferecendo condições para que elas se realizem profissionalmente aumentando o desempenho, através do comprometimento com uma visão sistêmica de maneira eficiente.

O entendimento, com relações as partes envolvidas da organização gera um ambiente saudável, a implementação de novas ideias gera um diferencial competitivo para a organização.

Partindo deste ponto de vista, as mudanças e situações pretendidas, sejam neste único departamento ou em todos os setores da empresa, devem ser acatadas e respeitadas imediatamente. O que pode ser aceitável, e muitas vezes necessário, é a realização de cursos e treinamentos distintos a todos os envolvidos nestas transformações.

Como temos uma equipe passível de conflitos rotineiros, desarmonizada e, em partes, desmotivada, o mais indicado seria a implementação de treinamentos específicos a cada área do departamento e a adoção de programas de incentivos e benefícios, seja globalizada e/ou por mérito pessoal e em equipe.

Assim, as transformações decorrentes do crescimento organizacional e a globalização, passam a ser encaradas com menos receio e podem ser aceitas com maior compreensibilidade e tolerância.

1.1. Plano de Ação

O objetivo desse plano de ação é motivar as pessoas ao aumento de vendas e delegar uma função a cada funcionário na realização de suas tarefas, devido às mudanças 70% dos colaboradores que tem 10 e 20 anos de empresa não está adaptado as mudanças, e estão prestes a se aposentar.

Já os outros 30% são pessoas jovens recém contratados, e essa diferença tem causado conflitos e desmotivação nos departamentos. Com essas informações será possível o gestor elaborar um plano de ação para harmonizar sua equipe a alcançar o objetivo almejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com