TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complementar Aquilo que Nos Leva a Analisar e Tomar Conclusões

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.912 Palavras (16 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo complementar aquilo que nos leva a analisar e tomar conclusões a partir de diversas técnicas que permitem avaliar uma determinada empresa, no que diz respeito a sua rentabilidade, ao seu fluxo de caixa e sua real permanência em lucratividade e longevidade no mercado. Através de análises e balanços mostraremos a seguir que é possível construir um modelo de análise dos investimentos e financiamento de capital de giro, de grande utilidade gerencial, bem como para a avaliação da capacidade de administração do capital de giro por parte da empresa.

Referencial Teórico

A análise das demonstrações contábeis constitui-se num dos estudos mais importantes da administração financeira e desperta enorme interesse tanto para os administradores internos da empresa, como para os diversos segmentos de analistas externos.

Segundo Eliseu Martins em seu livro “Administração Financeira” para o administrador interno da empresa, a análise visa basicamente a uma avaliação de seu desempenho geral, notadamente como forma de identificar os resultados (consequências) retrospectivos e prospectivos das diversas decisões financeiras tomadas. Deve-se notar que essa tarefa de avaliação interna da empresa é bastante simplificada, em termos de obtenção de seus principais indicadores, pela natural facilidade de acesso á informações contábeis. A análise das demonstrações contábeis visa fundamentalmente ao estudo do desempenho econômico-financeiro de uma empresa em determinado período passado, para diagnosticar, em consequência, sua posição atual, e produzir resultados que sirvam de base para a previsão de tendências futuras. Na realidade se pretende avaliar são os reflexos que as decisões tomadas por uma empresa sobre a liquidez, estrutura patrimonial e rentabilidade.

O enfoque segundo qual a análise das demonstrações contábeis é desenvolvida pode variar conforme o interesse do analista. Por exemplo, o administrador da empresa, ao medir periodicamente os seus resultados, procura avaliar, na realidade, o impacto determinado pelas decisões financeiras sobre o desempenho global da empresa. Em princípio, será interessado igualmente em todos os seus aspectos econômico-financeiros, sem atribuir relevância maior ou menor qualquer deles. Os dados básicos para a análise do desempenho econômico- financeiro, conforme será desenvolvida a seguir, baseiam-se nos diversos valores e rubricas constantes das demonstrações contábeis normalmente levantadas pelas empresas. A partir dessas informações, complementadas com índices agregados de mercado, são aplicados os vários critérios de análise, visando-se obter conclusões sobre o desempenho retrospectivo, presente e futuro da empresa.

Análise Horizontal e Vertical na visão de Dante C. Matarazoo

Uma das técnicas mais simples de aplicação e, ao mesmo tempo, mais importantes no que se refere á riqueza das informações geradas para avaliação do desempenho empresarial refere-se á análise horizontal e vertical. A análise de uma empresa é fundamentalmente desenvolvida através de comparações, sejam elas efetuadas através de índices passados ou mediante indicadores setoriais. No entanto, esse processo é eficazmente completado através de comparações com outros valores afins (relacionáveis), obtidos de uma mesma demonstração contábil (por exemplo, lucro com vendas, capital de giro com ativo total etc.), e também pela evolução dos diversos montantes patrimoniais e de resultados absolutos ao longo do tempo, o que permite que se identifiquem inclusive determinadas tendências futuras. Dessa maneira, as comparações dos valores absolutos através do tempo ( análise de suas evoluções) e, entre si, relacionáveis na mesma demonstração contábil, são desenvolvidas, respectivamente, através de análise horizontal e vertical.

Análise horizontal

A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de exercícios anteriores. Mede, então, evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, permitindo uma ideia da tendência futura. Ela é afetada pela inflação. É necessário transformar todos os valores em valores presentes de uma mesma data, através da utilização de um índice de atualização do poder aquisitivo da moeda. A aplicação desse método permite determinar a evolução real das contas. A Análise Horizontal é uma técnica que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerado domo base.

Essa análise tem como objetivo mostrar a evolução de cada conta (ou grupo de contas), quando considerada de forma isolada. Complementa a Análise Vertical, que nos informa o aumento ou diminuição da proporção de uma determinada despesa em relação a um determinado total, mas não nos diz se essa variação foi derivada do aumento ou da diminuição do valor absoluto da verba considerada.

- Análise horizontal dos balanços:

Essa análise permite que se avalie a evolução nominal dos vários itens de cada demonstração contábil em intervalos sequencias de tempo. Por exemplo, as evoluções das vendas e dos lucros brutos de uma empresa, verificadas nos últimos três anos, são facilmente avaliadas e interpretadas mediante o estudo da análise horizontal aplicada ás demonstrações de resultados referentes aos períodos considerados.

O objetivo da análise horizontal de balanços é permitir o exame da evolução histórica dos valores que compõem o patrimônio da empresa. Vale ressaltar que para aplicação da técnica de análise horizontal, faz-se necessário posicionar todas as demonstrações contábeis para a moeda de uma mesma data (último ano), ou seja, se estamos examinando valores de três exercícios sociais seguidos, como 20x1, 20x2 e 20x3, deve-se corrigir (inflacionar ou deflacionar) os valores de X1 e X2 para que o efeito inflacionário sofrido por estes valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com