TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complemento em Administração

Por:   •  28/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Material complementar

a) Organização: Localiza Rent a Car      Setor: Vendas    Porte: Grande Porte

Agora, pense como você irá gerar essa aproximação do candidato a vendedor com a sua empresa, onde atua como gerente de vendas. Descreva se utilizará um processo de recrutamento interno ou externo, ou até ambos. Justifique a sua escolha. Volte ao material e faça isso de forma técnica. Deve ficar claro para o futuro candidato como ele poderá ter acesso a divulgação da vaga. Note que o recrutamento deverá ser condizente com o tipo de setor e porte da organização escolhida!

b) Recrutamento:

Sobre o processo de recrutamento atual da Localiza Rent a Car

Inicialmente, a Localiza utiliza o processo de recrutamento interno para todas as vagas disponíveis na empresa. Seu departamento de recursos humanos, seguindo as determinações da diretoria de aluguel de carros, promove a vaga em aberto para os profissionais que já trabalham a pelo menos um ano na empresa, seja na divisão de aluguel de carros, sejam nas divisões de gestão de frotas, franquias ou semi-novos. Convém mencionar que o candidato pode ser um próprio representante de vendas que deseja transferir-se de uma área geográfica para outra.

Analisa-se o perfil do candidato e posteriormente, caso o perfil de trabalho tenha características similares ao da vaga em aberto, como experiência na área, atitudes, organização e orientação por metas e resultados, este candidato é convidado a fazer uma entrevista com o recrutador da empresa como primeira etapa do processo de seleção interna. Após a avaliação do recrutador, do departamento de seleção, o perfil é enviado ao gerente regional de vendas para que ele agende uma entrevista pessoal com este candidato, caso concorde com a avaliação do recrutador. Caso seja aprovado pelo gerente de vendas, sua última etapa será uma entrevista pessoal com o diretor de vendas da empresa, para que este, além de avaliar o candidato, solicite a migração deste colaborador para a sua divisão, no caso a divisão de vendas.

Para o caso de não haver êxito na seleção interna, inicia-se imediatamente o processo de recrutamento externo. Neste caso, a Localiza determina alguns parâmetros ao recrutador:

1° - Experiência de pelo menos 5 anos na área de vendas;

2° - Que não tenha experiência no ramo de rent a car e gestão de frotas;

3° - Que seja “minhoca da terra”, ou seja, que seja da região onde será disponibilizada a vaga;

4° - Que tenha carteira de habilitação com no mínimo dois anos de aprovado;

5° - Que tenha nível intermediário de conversação em inglês e espanhol;

Qual o meu método de recrutamento?

Fui convencido, depois de começar a trabalhar na Localiza de que o melhor processo de seleção é o que privilegia o recrutamento interno pois privilegia quem já atua na organização, aproveita-se melhor o material humano da empresa, motiva os colaboradores a evoluírem de cargos dentro da empresa, cria sinergia e engajamento dos colaboradores junto a empresa. Caso a empresa não consiga captar um colaborar com os atributos técnicos da função dentro da empresa, inicia-se imediatamente o processo de recrutamento externo. Abaixo, uma imagem que é enviada toda a semana para os funcionários da empresa, as vagas disponíveis para preenchimento no programa de recrutamento interno que a Localiza chama de caminho aberto*:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com