TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comuncação Dentro das Organizações

Por:   •  22/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.795 Palavras (16 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 16

COMUNICAÇÃO

DENTRO DAS

ORGANIZAÇÕES

        


Sumário

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO4
  2. DEFINIÇÃO DO OBJETIVO5
  1. O que os gestores precisam para melhorar a comunicação5

     2.2  Justificativas5

            2.3. Hipótese.....................................................................................................................5

            2.4. Objetivo geral.............................................................................................................6

            2.5. Objetivo específico.....................................................................................................6

            2.6. Metodologia................................................................................................................6

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA7  

3.1. Conceito de comunicação organização7

3.2. Comunicação dentro das organizações8

3.3. Utilidades das ferramentas digitais para gestor11

            3.4. Comunicação não violenta.................................................................................12

  1. CONCEITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO13
  2. CONCLUSÃO16
  3. BIBLIOGRAFIA17

     

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

     O que seria comunicação empresarial? É uma ferramenta estratégica de planejamento usada no âmbito de uma empresa com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos. A falha na comunicação está presente na maioria das empresas, muitos gestores após instruírem seus liderados, esquecem de fazer uma pergunta simples e fácil de compreender "você entendeu"? Faltando então um feedback (informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão). Por exemplo: um gestor faz uma reunião para falar de uma mudança no sistema e alguém não entendeu o que foi dito e lhe restam dúvidas, cabe a essa pessoa pedir uma nova explicação. No entanto, a pessoa que instruir e delegar tarefas, deverá dar um feedback, ou seja, um retorno, saber se os colaboradores compreenderam tudo que lhes foi dito. Não havendo entendimento por parte de alguém, é essencial que o gestor encontre outro modo de se comunicar para que aquela pessoa entenda. Quando uma pessoa não entende na primeira vez, não significa que ela não teve interesse ou não estava prestando atenção, o que falamos e a forma que falamos, pode facilitar ou dificultar o entendimento de uma pessoa. Se a pessoa não entendeu na primeira explicação, repetir tudo novamente da mesma forma, não fará sentido, e sim, mudar a forma como foi falado e em muitos casos será necessário mostrar e até mesmo praticar com aquela pessoa; certificando que ela compreendeu tudo que lhe foi falado e ensinado. Isso significa que o gestor além de falar e praticar deverá fazer um acompanhamento. 

  1. DEFINIÇÃO DO OBJETO
  1. O que os Gestores precisam fazer para melhorar a comunicação?

    Uma das questões mais importantes em um ambiente de trabalho é a comunicação da equipe. A comunicação interna tem impacto direto na motivação dos colaboradores e no desempenho das atividades, um exemplo de falha nesse quesito: Retrabalhos frequentes- uma comunicação clara em uma equipe torna a execução das tarefas mais assertiva e evita que retrabalhos se tornem frequentes. Muitos retrabalhos ocorrem pela falha ou ausência de comunicação, pois os colaboradores ficam perdidos ou constrangidos para solicitar ajuda. Ter um líder que auxilie a equipe na gestão do tempo e busque soluções para evitar estes erros será de extrema importância.

  1.  Justificativa

    As consequências geradas por falhas na comunicação poderão trazer graves problemas para as organizações, uma vez que o colaborador não entendeu e continua agindo da mesma forma ou passando para frente informações erradas, cria-se uma bola de neve que é jogada no despenhadeiro. O nível do problema poderá evoluir e se tornar quase ou totalmente irreversível. É muito comum entre as pessoas responsáveis pelo fracasso na falha de comunicação, procurar outras pessoas para culparem, do que aceitarem que erraram.

  1. Hipótese

 

Será que não seria viável a mudança no modo de se comunicar para melhoria da empresa.

  1. Objetivo Geral

Avaliar como os gestores podem aperfeiçoar o processo de comunicação.

  1. Objetivo Específico
  • Discutir o conceito de comunicação organizacional;
  • Enumerar as principais ações corretivas para os problemas comuns de comunicação;
  • Analisar os principais problemas de comunicação organizacional nas empresas.
  1. Metodologia

  A pesquisa é do tipo levantamento bibliográfico em forma de revisão de literatura através de vários autores da área de Comunicação Organizacional e Comportamento Organizacional, principalmente Bueno (2009), Kunsch (2003), Chiavenatto (2005), Robbins(2005). Além disso, empregou-se dados secundários que consiste em dados já coletados, ordenados e analisados anteriormente, foram verificadas várias fontes até chegar neste resultado.  

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  1. Conceito de Comunicação Organizacional

A comunicação organizacional é a “voz” de uma empresa, por isso deve haver muito cuidado com o fluxo de informações, e a importância de não haver ruídos entre emissores e receptores, a mesma é fundamental para que a empresa cumpra sua missão e realize os objetivos estratégicos. Sua função é gerenciar os relacionamentos com os diversos públicos, com foco no fortalecimento positivo da imagem da organização.

As pesquisadoras Tiburcio e Santana (2013) explicam, em seu artigo intitulado “A comunicação interna como estratégia organizacional”, que a comunicação “tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação”. Segundo as autoras explanam, a comunicação organizacional. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (385.8 Kb)   docx (712.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com