TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação - A Importância da leitura

Por:   •  9/11/2017  •  Dissertação  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Curso de Graduação em Ciências Contábeis

Pedro Ygor Silva Rodrigues da Rocha

O papel da leitura na

constituição do indivíduo e da sociedade

Rio de Janeiro, 2017

Base do sucesso

A leitura é de fundamental importância na vida de um indivíduo e no funcionamento de uma sociedade, haja vista, que concede a obtenção de informações e conhecimentos científicos, políticos, sociais, culturais ou econômicos que se responsabilizam pelo desenvolvimento da sociedade. Assim como, pode constituir-se em forma de entretenimento prazeroso.  

O prazer nativo da leitura é fantástico, dá a oportunidade de ampliar a perspectiva de mundo e, sobretudo, o conhecimento sobre os problemas e as mazelas sociais que afligem a humanidade, possibilita o exercício da alteridade visto que por meio de pesquisa se conhece os valores e costumes de outros povos. E, ler é um benefício para a saúde mental porque é uma atividade que reforça as conexões entre os neurônios pelo fato da reflexão sobre do que foi lido.

De certa forma as palavras são  escassas para descrever a grandiosidade da leitura ao ser humano. Afinal, é através dela é possível que os cidadãos entendam e transformem o meio em que vivem e, permite o reconhecimento dos direitos e deveres que foram instituídos pelas leis que regem a sociedade, portanto domina- lá é fundamental para uma convivência democrática e cidadã no mundo contemporâneo.

Ela se revela como uma das vias no processo de construção do conhecimento, como fonte de informação e formação cultural. A sociedade moderna e o mercado de trabalho altamente competitivo exige a presença de profissionais qualificados nas mais diversas áreas de conhecimento humano, que se dediquem a sua função e tenha preocupação no desenvolvimento humanitário.  

          Por conseguinte, vale ressaltar que a leitura em geral é um importante instrumento de transformação da realidade porque concede a liberdade e o poder de atuação positiva, a favor do bem estar da humanidade e proporciona um rico entretenimento. E por isso, o conhecimento e a educação devem ser disseminados para todos, seja através das escolas, dos livros, dos professores ou dos agentes de leitura, tornando explícito o fato de que a leitura é a base para todo e qualquer sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com